SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO ENCERRA ATIVIDADES DA CENTRAL DE COVID-19 NO BAIRRO PALMAS

A Central iniciou suas atividades em julho de 2020, oferecendo consultas e testes para detectar a Covid-19. A partir de segunda-feira (14/03), pessoas com sintomas gripais devem procurar as UBS.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, encerrou nesta sexta-feira (11/03) as atividades da Central de Covid-19 montada no Ginásio Municipal do Bairro Palmas. A partir de segunda-feira (14/03), os pacientes que apresentarem sintomas gripais ou de Covid-19 devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para consultas e testagem, conforme protocolo médico.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, a mudança na estratégia de atendimento se deve à queda da demanda na unidade, causada pela baixa nos casos de Covid-19 e ampliação da vacinação no município.

A Central de Atendimento, em Palmas, foi criada em julho de 2020, no auge da pandemia para atender pessoas com problemas respiratórios, sintomas gripais e suspeitas de Covid-19. Na época, o local foi estruturado para auxiliar a unidade de Saúde de Palmas e outras UBSs próximas, contando com uma equipe de profissionais de saúde dedicados ao enfrentamento do coronavírus, salas de atendimento, de medicação, triagem e espaço para a realização dos testes em pacientes.

Além da Central, outra estrutura que deixou o Bairro Palmas é o contêiner utilizado no drive-thru de vacinação. A vacinação contra a Covid-19 passa a funcionar apenas na Unidade de Pronto Atendimento, localizada no Bairro Calheiros.

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde e Saneamento divulgará um balanço do período (um ano e oito meses) de funcionamento da Central de Covid-19.

SITUAÇÃO DA COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Segundo o Boletim Epidemiológico Municipal, de 07 de março, o município teve 4.032 casos confirmados de Covid-19 e 33 óbitos provocados pela doença desde o início da contagem, em março de 2020. O município também apresenta, até esse levantamento, 3.984 pessoas recuperadas e 15 casos ativos.

Sobre a vacinação no município, a Secretaria de Saúde e Saneamento aplicou o total de 33.816 doses de vacina na população gancheira. 14.679 pessoas receberam a primeira dose (D1) – com isso, a cidade atingiu a totalidade da aplicação da D1 na população vacinável. A segunda dose (D2) ou dose única, por sua vez, foi aplicada em 12.658 pessoas, ou 90,36% da população. 5.892 pessoas receberam doses de reforço (terceira dose), equivalente a 40,34% da população vacinável, e 47 pessoas receberam doses adicionais, ou 0,32% da população.