ILHA DO ANHATOMIRIM RECEBE AÇÕES DE VISTORIA PARA DETECTAR FOCOS DO AEDES AEGYPTI
Uma equipe da Vigilância Epidemiológica esteve na ilha para investigar a presença do mosquito. As amostras encontradas foram enviadas para análise no laboratório do Estado.
Na sexta-feira (24/03), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, esteve na Ilha do Anhatomirim para realizar ações contra o mosquito Aedes Aegypti. No local, os agentes fizeram vitorias na Fortaleza de Santa Cruz, regiões de vegetação, praia e outros locais de água parada que poderiam abrigar os ovos e larvas do inseto transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
A equipe coletou larvas do mosquito e enviaram as amostras para o Laboratório da 18ª Regional da Saúde de São José, na Grande Florianópolis, entidade descentralizada da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC) que confirmará se as amostras darão positivo ou negativo para dengue. O resultado deve chegar nos próximos dias.
A viagem foi motivada pela informação de que um trabalhador/frequentador do local havia apresentado sintomas da doença. Após o alerta, quatro profissionais (diretora da vigilância, uma enfermeira e dois agentes de endemias) da Saúde municipal se deslocaram até a ilha por meio de uma embarcação. Além da ilha, a Vigilância Epidemiológica Municipal segue com as atividades de vistoria e monitoramento nas regiões próximas e em outros bairros do município.
A preocupação das autoridades municipais é proteger os moradores e turistas da região e garantir a segurança do ponto turístico, que foi reaberto para visitação do público em 14 de janeiro deste ano, para continuar recebendo diversas embarcações.