PRAÇA DA AMIZA DE CALHEIROS RECEBE 1ª EDIÇÃO DO PROJETO CULTURAL FEIRA DA PRAÇA

Aberto à população, o evento realizado no Bairro Calheiros contou com exposição, roda de crivo e atrações musicais. A proposta foi dar visibilidade ao artesanato local e proporcionar geração de renda.

No sábado (20/05), a Praça da Amizade, no Bairro Calheiros, em Governador Celso Ramos, fez jus ao seu nome. No local, o sentimento de amizade esteve presente em meio à população, à cultura e ao artesanato, com a realização da 1ª Edição da Feira da Praça, projeto cultural promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. A proposta da feira foi dar visibilidade ao artesanato local e proporcionar geração de renda aos artesões do município e às suas famílias.

O prefeito municipal Marcos Henrique da Silva, acompanhado da primeira-dama Angela Silva, o Vice Prefeito Aldir, o Secretário de Turismo, Valmor Antônio Kair Filho, o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Filipe Gabriel da Silva, e vereadores municipais prestigiaram as atividades.

“O evento foi tranquilo e bem legal. Foi uma feira bastante diversificada, e atraiu moradores de diversos bairros e alguns turistas que passeavam pela cidade”, conta o secretário-executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Miguel João Simão.

A 1ª Edição da Feira da Praça aconteceu entre 9h e 17h. Nesse período, as pessoas que percorreram as 10 barracas montadas pela organização encontraram exposição de artesanato, atrações musicais e culturais do município. Bordados, peças de cerâmica e de madeira e uma diversidade de trabalhos manuais estiveram expostos para que os visitantes pudessem admirar e adquirir os produtos.

O projeto também contou com a presença de dois grupos de idosos, dois clubes de mães, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gov. Celso Ramos e outros artesãos que fazem parte da Associação dos Artesãos que está sendo criada no município.

Um dos pontos altos do evento foi a roda de crivo. Encantados, os visitantes presenciaram a feição e o entrelaçar de linhas até o bordado de crivo estar finalizado e passar a ser uma peça de trabalho manual que carrega um pouco da história e da cultura do município, tradição que precisa ser preservada e fortalecida como o sentimento de amizade das pessoas que visitaram a feira.