BOMBEIROS MIRINS VISITAM BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS EM FLORIANÓPOLIS

No passeio à corporação, os estudantes conheceram os equipamentos e a rotina dos bombeiros no salvamento e combate a incêndios.

  

Na segunda-feira (26/06), os 80 alunos de quatro escolas municipais que participam do Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos tiveram um dia de aula com muita emoção e conhecimento. Os estudantes fizeram uma vista ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA/CBMSC) de Florianópolis. O passeio aconteceu nos turnos manhã e tarde e fez parte das atividades teóricas e práticas do Projeto.

 

A visita vou promovida pelo 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros, Wilson Coelho Junior, e pela diretora da Escola do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, Luciara Azevedo. A proposta foi apresentar a rotina de salvamento, bem como ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o dia a dia das operações aéreas.

 

No passeio à corporação, os estudantes conheceram os equipamentos utilizados, as unidades como helicóptero de resgate e o avião de transporte aeromédico, como são feitos os resgates aquáticos e em trilhas e como acontece os combates a incêndios florestais. Nesse tema, os Bombeiros Mirins foram apresentados ao bambi bucket, que é um recipiente instalado no helicóptero que fica suspenso e ajuda no fornecimento de água para combate a incêndios.

 

Para o Wilson Coelho Junior e a educadoras Luciara Azevedo, esse contato entre as crianças e Batalhão de Operações Aéreas demonstra que os bombeiros estão preparados para realizar resgates, salvamentos e combates a incêndio em qualquer.

 

BOMBEIRO MIRIM DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

 

O Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos é realizado com alunos da rede municipal de Ensino por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos e a Secretaria Municipal de Educação.

 

A iniciativa promove atividades teóricas e práticas para capacitar os estudantes para agirem de maneira preventiva em situações de risco, e ajudar a formar cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais segura e promover o exercício da cidadania.

 

Nas aulas realizadas no período do projeto, os estudantes aprenderam conhecimentos básicos de primeiros socorros aplicado à criança e ao adolescente, prevenção de acidentes na infância e juventude, prevenção e segurança em desastres maturais, segurança contra incêndios, educação ambiental, entre outros conteúdos.

 

A formatura da turma do Projeto Bombeiro Mirim 2023 está prevista para acontecer no dia 11 de julho.