COLETA SELETIVA PERTO DE SE TORNAR REALIDADE EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

O assuntou foi pauta de uma reunião entre o prefeito Marcos Henrique da Silva e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano José Buligon, que aconteceu na quinta-feira (15/04).

Um antigo desejo dos moradores de Governador Celso Ramos está cada vez mais perto de se transformar em realidade: a coleta seletiva de lixo. O assunto foi tema de uma reunião entre o prefeito Marcos Henrique da Silva e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano José Buligon, realizada na manhã de quinta-feira (15/04) na Prefeitura Municipal. Na conversa, os gestores abordaram as possibilidades da implementação de projetos relacionados à reciclagem, apoio do Governo do Estado para viabilizar as ações, por meio da Secretaria de Estado, e trouxeram outras pautas como a criação de ambientes de inovação.

A reunião entre os gestores contou com a participação da primeira-dama, Angela Silva, o Secretário Municipal de Administração, Alcides Pereira, o Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (Famgov), Felipe Gabriel da Silva, o Secretário de Comunicação, William Wollinger Brenuvida, e pela diretora da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA) Luciara Azevedo.

PRIMEIROS PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Temas como reciclagem e destinação correta do lixo fizeram parte do plano de governo para o município do prefeito Marcos Henrique da Silva. No plano, o então candidato propôs incentivar a coleta e a destinação correta de resíduos e criar a associação de catadores de materiais recicláveis, aliado a iniciativas de educação ambiental que o município já tem nas escolas e nas praias. A conversa com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável foi um dos primeiros passos para o desenvolvimento, em breve, de projetos para tratar do assunto em Governador Celso Ramos.

“Nossa gestão trabalhará para implementar a coleta seletiva do lixo no município, e também continuará atuando em outras frentes, como a educação nas escolas e praias, para que possamos criar um ecossistema sustentável e de respeito ao meio ambiente”, disse o prefeito.

Outro tema correlacionado foram as ações de sensibilização da população que buscam mobilizar as pessoas a aderirem às ações de destinação correta do lixo, para que se crie no município uma cultura do tratamento correto de resíduos. O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano José Buligon, aproveitou para falar um pouco sobre iniciativas em andamento no estado, a experiência de Chapecó e a importância de se criar ambientes de inovação para fomentar a economia local.

“90 por cento do lixo pode ter destinação correta. […] O assunto da destinação correta do lixo chama a atenção do mundo e ainda contribui com a comunidade local”, disse o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano José Buligon.

Luciano José Buligon foi prefeito de Chapecó entre 2015 e 2020, gestão em que implementou o programa “Lixo Zero”, que objetivou conduzir o município do oeste catarinense a um processo de redução da produção e destinação dos resíduos sanitários a um mínimo possível, propondo mudança de hábitos e atitudes na população e ações para potencializar a reciclagem.

Ao final da reunião, o Secretário de Estado disse estar à disposição de Governador Celso Ramos para ajudar na criação de projetos no município e fomento de iniciativas econômicas relacionadas à coleta seletiva e reciclagem do lixo.