Governador Celso Ramos é representada na Secretaria Executiva do Comitê Tijucas-Biguaçu
Governador Celso Ramos está representada na Secretaria Executiva do Comitê Tijucas Biguaçu. Escolha aconteceu na durante a 59ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada na quarta-feira (23/08), no Auditório da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), município de Tijucas. O encontro teve como foco as eleições suplementares para os cargos de Vice-Presidente e Secretário Executivo, bem como a discussão de outras pautas.
Venceu as eleições a chapa homologada composta pelo vice-presidente Rubens Ribeiro dos Santos da Associação de Moradores do Bairro Meia Praia (AMME), do segmento População da Bacia, e pelo secretário executivo William Wollinger Brenuvida da Prefeitura de Governador Celso Ramos, também do segmento População da Bacia. O Comitê Tijucas Biguaçu atualmente é presidido por Danilo da Silva Funke.
William Wollinger Brenuvida conta um pouco do seu histórico na entidade. Relata que em 22 anos de Comitê Tijucas-Biguaçu, instituição que ajudou fundar, em 2001, essa é a primeira vez que assumiu a função na diretoria da entidade. O representante do município disse ainda que foi voluntário e também trabalhou como consultor técnico em muitos momentos importantes da entidade.
“Preservar a água (como bem gratuito e universal) e gerenciar os recursos hídricos para um desenvolvimento sustentável, é reafirmar o compromisso na continuidade da busca em melhores práticas socioambientais. Vamos continuar ouvindo todos os setores da sociedade civil organizada e órgãos governamentais dessa importante região, histórica e socioeconômica, que reúne 15 municípios que integram a bacia hidrográfica dos rios Tijucas e Biguaçu”, menciona William Wollinger Brenuvida.
Após eleição suplementar, a entidade executiva Instituto Água Conecta apresentou o diagnóstico do uso e ocupação do solo das matas ciliares da área de atuação do Comitê. Mais tarde, o gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da SAMAE (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde), Vinícius Constante, falou sobre a atual situação do órgão gestor de recursos hídricos de SC, com a última reforma administrativa.
Comitê Tijucas Biguaçu
O Comitê Tijucas Biguaçu é instância consultiva e deliberativa que se reúne para discutir o uso da água em uma bacia hidrográfica.
Representa duas importantes bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina, com dois rios que podem, num futuro próximo, abastecer vários municípios da Grande Florianópolis, os rios Tijucas e Biguaçu, e as chamadas bacias contíguas afetam a vida de mais de 100 mil habitantes, em 14 municípios: Leoberto Leal, Major Gercino, Porto Belo, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Itapema, Biguaçu, Antônio Carlos, Tijucas, Canelinha, Nova Trento, São João Batista, Rancho Queimado, Angelina.
Mais imagens da 59ª Assembleia Geral Ordinária