Escolas de Governador Celso Ramos recebem palestras sobre saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

Durante esta semana, uma equipe da Secretaria de Saúde de Governador Celso Ramos está percorrendo as instituições de ensino do município para promover uma série de palestras sobre saúde mental. A iniciativa acontece em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de atenção aos cuidados da saúde mental.

Na terça-feira (26/09), as turmas da escola municipal Alaíde Da Silva Mafra e da escola estadual Dr. Aderbal Ramos Da Silva foram as primeiras a receber a equipe formada por uma agente comunitária, uma diretora de Saúde e uma enfermeira, que ministra os conteúdos. As visitas nas demais instituições seguem até sexta-feira (29/09).

O público-alvo da ação são os estudantes entre 11 e 17 anos, matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

A diretora de Saúde, Julia Duarte Laus, explica que essa faixa etária é uma das que mais têm procurado as unidades de Saúde do município em busca de tratamento. Laus salienta que houve um crescimento no número de consultas relacionadas a adolescentes à procura de tratamento para sintomas como depressão e ansiedade, e o quadro se acentuou depois do isolamento social causado pela pandemia. Isso motivou a escolha desse público-alvo.

“Nós percebemos que começaram a procurar cada vez mais uma ajuda na rede municipal de Saúde. A pandemia aumentou isso, mas há outros fatores, como o bullying, exposição maior ao contato de informação, rede sociais e longas horas do dia em ambientes virtuais. Por razão disso, estamos fazendo essa ação preventiva, que também serve como um diálogo no qual apresentamos caminhos para os adolescentes tomarem decisões voltadas para uma vida com saúde mental”, disse.

A enfermeira Isadora Ângela da Silva ministra as palestras.

As palestras têm muita interação entre a equipe de Saúde e a comunidade escolar. A enfermeira Isadora Ângela da Silva, que pesquisou saúde mental na área da educação durante sua graduação, fala que a ideia é abordar esse tema sensível de uma forma leve, com uma linguagem próxima aos adolescentes e muitas informações e dicas para o dia a dia.

“A palestra é muito prática. Para gente ter saúde mental, por exemplo, para encontrar um sentido na vida, o primeiro passo é estabelecer uma rotina de autocuidado e ter autodisciplina. Ter uma rotina de sono legal, se alimentar corretamente e fazer exercício físico ajuda demais”, disse.

Entre as dicas práticas, a enfermeira propõe aos alunos escrever diários que ressaltam aspectos positivos da vida, postar algo positivo sobre eles ou sobre alguém com quem convivem pelo menos uma vez por semana, ou alguma coisa que consideram legal, ou escrever bilhetes anônimos com mensagens positivas. A enfermeira também ressalta a importância da realização de exercícios físicos, ter hobbies e buscar de um sentido para a vida.

Ao final dos encontros, os alunos recebem um pequeno presente artesanal com frases motivacionais. As palestras nas escolas de Governador Celso Ramos buscam ser importantes aliadas no apoio emocional aos alunos. Elas integram as ações que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve para valorização da vida durante o Setembro Amarelo.