Festa da democracia: Governador Celso Ramos realiza eleição do Projeto Parlamento Mirim

Fevereiro foi o mês da festa da democracia nas escolas de Governador Celso Ramos. Na quarta-feira (28/02), ocorreu a eleição do Projeto Parlamento Mirim do município. O pleito foi realizado nos turnos da manhã e tarde e envolveu toda a comunidade escolar de cinco instituições municipais de ensino.

Ao todo, 28 candidatos e candidatas de 12 a 15 anos do ensino fundamental e da educação especial concorreram a nove vagas de vereadores mirins, com seus respectivos suplentes. A diplomação será no dia 13 de março, na Sede Secretaria Municipal de Educação, no Bairro Areias de Baixo, evento que contará com a presença da comunidade escolar (pais, professores e direção) e autoridades municipais.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Parlamento Mirim tem como premissa estimular a participação política de estudantes da rede municipal de educação. Promove um processo eleitoral completo em que os candidatos tem a oportunidade de vivenciar a realidade de uma campanha – como a disputa por votos, o convencimento de colegas de classe e escola de que é a melhor escolha como parlamentar, entre outras experiências – e eleger um representante da comunidade escolar como parlamentar.

Para além da experiência do pleito, a iniciativa propicia momentos de reflexão, aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal, conhecimento sobre a importância da política numa sociedade democrática dentro do contexto social em que esses estudantes vivem, além do conhecimento de valores democráticos que permeiam a sociedade e que contribuem a formação da cidadania.

No município, o Parlamento Mirim trouxe até urnas eletrônicas às escolas, para que os alunos eleitores pudessem escolher seus representantes. Depois do pleito, os pequenos parlamentares tomam posse e poderão participar de encontros e saídas de estudo para conhecer mais sobre o processo democrático e legislativo, além de presentar propostas de projetos de lei que possam beneficiar o município e a comunidade escolar.

Confira abaixo os eleitos.

PARLAMENTARES MIRINS ELEITOS

Escola Especial Maria Veríssimo da Silva