Pesca Artesanal da Tainha em Governador Celso Ramos torna-se Patrimônio Cultural Imaterial

A Prefeitura de Governador Celso Ramos oficializou o reconhecimento da Pesca Artesanal para Captura da Tainha (mugili liza) como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A iniciativa, aprovada por meio da Lei Municipal nº 1.810, de 23 de maio de 2024, visa preservar e valorizar essa importante tradição local, que se desenvolve entre os meses de maio e julho.

O reconhecimento da Pesca Artesanal da Tainha como Patrimônio Cultural Imaterial destaca a relevância histórica, cultural e econômica dessa prática para a comunidade. A lei municipal detalha as características da modalidade, incluindo as canoas bordadas com borda falsa, as redes de malha sete ou onze e as diversas funções desempenhadas pelos pescadores, como Patrão, Chumbereiro, Remeiro, Vigia, Camaradas e Cozinheiro.

A formalização da Pesca Artesanal da Tainha como Patrimônio Cultural Imaterial busca preservar e fortalecer essa tradição, que contribui para a identidade cultural de Governador Celso Ramos, bem como objetiva valorizar os pescadores artesanais e seus saberes tradicionais.