Governador Celso Ramos zera fila para exames de ultrassonografia durante a campanha Outubro Rosa

Seguindo a campanha Outubro Rosa em Governador Celso Ramos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou que zerou nesta semana a fila de espera para exames de ultrassonografia eletiva. As pacientes já têm os exames agendados para o próximo sábado (19/10), quando um mutirão será realizado para atender o maior número possível de mulheres. Os exames ocorrerão na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e no Pronto Atendimento (PA) do bairro Calheiros. A expectativa é que mais de 70 exames sejam realizados no mutirão, beneficiando cerca de 55 pacientes que aguardavam na fila desde agosto.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dalmiro Lobo Filho, a ação faz parte das atividades do Outubro Rosa e também integra os esforços da administração para reduzir a demanda reprimida no município.

“Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Saúde, especialmente ao pessoal da unidade de Calheiros e aos profissionais dos postos de saúde dos bairros, que estão se dedicando a diminuir essa demanda. Nossa missão é garantir saúde e cuidado a todas as nossas pacientes”, destacou Lobo Filho.

Os exames são considerados essenciais para o diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e de colo do útero, ajudando a direcionar os tratamentos adequados e reforçando o caráter preventivo da iniciativa.

Além disso, como parte da campanha Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também estão realizando a coleta de exames preventivos de colo do útero (citopatológico), além de orientar as pacientes sobre a importância do autoexame das mamas. As equipes estão fornecendo instruções para que os procedimentos possam ser realizados em casa, promovendo a conscientização e o cuidado contínuo com a saúde feminina.

O objetivo é manter uma atuação preventiva constante, capacitando as mulheres com informações para que incorporem essas práticas no cotidiano, reforçando a importância da prevenção no ambiente doméstico.