Agentes municipais combatem focos do Aedes aegypti no Bairro Fazenda da Armação

Na tarde desta quarta-feira (27/11), equipes das diretorias municipais de Vigilância Sanitária (VISA) e Vigilância Epidemiológica (VE) realizaram uma operação conjunta no Bairro Fazenda da Armação para averiguar focos mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A ação teve como objetivo inspecionar embarcações pesqueiras que acumulavam água parada, além de objetos e resíduos descartados irregularmente à beira-mar, potenciais criadouros do mosquito. Durante as vistorias, os agentes identificaram pontos com acúmulo de água e, em alguns casos a presença de larvas de mosquitos. As amostras foram coletadas para análise laboratorial, que verificará se elas pertencem à espécie Aedes aegypti.

Além das inspeções, a população e os pescadores foram orientados sobre medidas de prevenção, como evitar água parada em recipientes, especialmente durante o período de chuvas, o que favorece a proliferação do mosquito.

O agente da VISA, Guilherme Brzoskowski dos Santos, explicou que é fundamental que a população contribua com o enfrentamento da dengue, adotando ações simples em casa e no trabalho. No caso dos pescadores, a recomendação é cobrir as embarcações com lonas ou virá-las com o casco para cima, evitando o acúmulo de água da chuva.

Como próxima etapa, a Prefeitura pretende envolver outras secretarias municipais em ações de conscientização voltadas aos pescadores e em atividades de limpeza para remover resíduos e lixo acumulados na região.