Estudantes de Governador Celso Ramos participam de oficina de capacitação para empregabilidade

Cerca de 35 estudantes entre 14 e 16 anos da rede municipal e estadual de Governador Celso Ramos participaram nesta quinta-feira (30), na Escola de Educação Básica Municipal Profª Elvira Sardá da Silva, de uma oficina de capacitação para a empregabilidade. O objetivo foi preparar os jovens para se inserirem nas vagas de emprego que possam surgir nas empresas da cidade.

A oficina foi ministrada pelas psicólogas Mariana Altieri Borba e Jéssica Milwerstet Pedroso e pela consultora Bianca Fiuza Lima, todas do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Santa Catarina. O secretário municipal de Ação Social, Raphael Martins, e assistente social da pasta, Samanta Botelho Kons, também participaram.

No encontro, os estudantes tiveram uma aula sobre Comunicação Não-Violenta, na qual foram apresentados a conhecimentos e reflexões que pudessem auxiliar os jovens e adolescentes na disputa para uma vaga de emprego, como no momento de entrevista com o recrutador ou com o empregador.

“A capacitação desses jovens na oficina é para eles se tornarem candidatos para as vagas de Jovem Aprendiz, uma das primeiras entradas no mundo do trabalho”, disse Mariana Altieri Borba.

A capacitação faz parte do programa “Trabalhando Juntos”, iniciativa implementada este ano em Governador Celso Ramos que funciona por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Ação Social e Educação, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e CIEE. O programa busca capacitar os jovens e depois encaminhá-los para as vagas disponíveis no município.

Sobre o programa, o secretário Raphael Martins ressaltou que o município entrou em um novo contexto em que o número de vagas de emprego se mostra crescente, o que gera um cenário promissor e ideal para os jovens conquistarem o tão desejado primeiro emprego.

“Nesse sentido, fizemos todos os esforços para trazer esse programa que traz diversos benefícios para o aprendiz, como crescimento pessoal e profissional dentro, para a sociedade, com inclusão social por meio do emprego e da renda, e para a escola, com o combate à evasão escolar”, salientou Raphael Martins.

Além da capacitação, o “Trabalhando Juntos”, em um primeiro momento, também promoveu uma audiência com empresários do município para sensibilizá-los a pensarem na oferta de vagas no município nas modalidades de estágio, Jovem Aprendiz. A expectativa é que em um momento próximo surjam mais possibilidades para colocação dos estudantes do município no mundo do trabalho como colaboradores em empresas de Governador Celso Ramos.

Mais da Oficina do CIEE