Etapa municipal da Feira de Criatividade Inovação e Conhecimento (FECIC) acontece nesta quarta-feira (16/08)

Oportunizar a construção do pensamento científico por meio da prática. Essa é a proposta da Etapa Municipal da Feira de Criatividade Inovação e Conhecimento (FECIC), evento que busca estimular e incentivar o interesse pela investigação científica nos estudantes da rede municipal de ensino.

Organizado pela Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, o evento aconteceu nesta quarta-feira (16/08), no auditório da sede da Secretaria de Educação, no Bairro Areias de Baixo.

A abertura da FECIC contou com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva, o titular da Pasta de Educação, Adilson Costa, educadores e estudantes do Ensino Fundamental I e Fundamental II de 12 instituições de ensino do município.

Ao todo 12 projetos criativos com base em conteúdos ministrados em sala de aula participaram da mostra competitiva. Os jurados de diversas áreas de conhecimento analisaram critérios como criatividade e inovação, apresentação, estrutura e clareza do trabalho. Foram premiados os alunos que elaboraram experimentos que fizeram as melhores conexões entre a teoria e a prática.

Nos estandes e mesas montados para expor as maquetes e trabalhos, os alunos trouxeram projetos que mostram o funcionamento de sistemas geradores de energia, o lançamento de foguetes ou que ilustram o movimento de translação que a Terra e outros planetas fazem em torno do sol no nosso sistema solar.

E a criatividade dos alunos foi além. Por meio do que foi mostrado, os expectadores até tiveram a possibilidade de percorrer os milênios para conhecer a evolução das tecnologias de comunicação, como a escrita, desde os tempos em que os registros eram feitos nas pedras e papiros até os dias atuais, em que a inteligência artificial usa algoritmos para produzir figuras.

Desses projetos, os 1°, 2° e 3° melhores colocados receberam Certificado de Participação, Medalhas e uma viagem para visitação da MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia), que acontece em outubro deste ano, em Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul.

Confira os vencedores:

ENSINO FUNDAMENTAL I

1° Lugar: Escola Miguel Pedro dos Santos – 2° Ano

Projeto: Sistema Solar.

2º Lugar: Escola Alaíde da Silva Mafra– 5° Ano I

Projeto: História da Escrita.

3º Lugar: Escola Abel Capella – 3° Ano

Projeto: Erosão do solo.

ENSINO FUNDAMENTAL II

1° Lugar: Escola Maria Amália Cardoso – 8° Ano I

Projeto: Geração de energia limpa.

2° Lugar: Escola Abel Capella – 9° Ano I

Projeto: Lançamento Foguete.

3° Lugar: Escola Alaíde da Silva Mafra – 8° Ano

Projeto: Arte gerada com Inteligência Artificial.

Mais imagens da FECIC