Governado Celso Ramos é representada na recepção às sobrinhas-netas do autor de “O Pequeno Príncipe”

Por ocasião do aniversário de 80 anos do lançamento da obra “O Pequeno Príncipe” (Le petit prince), do francês Antonie de Saint-Exupéry, em nossa região carinhosamente chamado de Zé Perri, a escola de educação básica Prof. Alexandre Sergio Godinho, em Biguaçu, recebeu, na manhã de quarta-feira (11/10), as sobrinhas-netas de Saint-Exupéry, Roselyne de Giraud D’Agay Sartre e Sophie de Girard D’Agay Sartre.

O evento contou com a presença da escritora e pesquisadora Monica Correa e representantes da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. O município de Governador Celso Ramos foi representado pelo secretário-adjunto de Turismo e Eventos, William Wollinger Brenuvida, que também é escritor e membro da Academia de Letras de Biguaçu e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC).

“Agradeço imensamente o convite da direção da escola, lembrando a participação da diretora Silvana Pereira de Jesus, da professora Viviane de Carvalho, das gancheiras e grandes profissionais, Mana e Nira (da Fazenda da Armação), da professora Paula, da Biblioteca, da coordenadora pedagógica Lilian Schmidt Petry, também agradeço o empenho do professor Marcelo, e de todos os professores, funcionários e alunos da escola que nos brindaram com um evento belíssimo, digno da obra de Exupéry”, disse William Wollinger Brenuvida.

No evento de recepção das sobrinhas-netas de Saint-Exupéry, a escola de educação básica Prof. Alexandre Sergio Godinho apresentou um projeto de leitura desenvolvido com os alunos do ensino fundamental que visa incentivar desde cedo o contato dos estudantes com o mundo da literatura. Nas apresentações, os alunos lembraram “O pequeno príncipe” e também as obras da escritora e pesquisadora do IHGSC, Monica Correa.

Sobre o projeto de incentivo à leitura, a diretora Silvana Pereira de Jesus e a professora Viviane de Carvalho avaliam que os alunos do segundo ano do ensino fundamental leem sem dificuldade, e talvez esse possa ser o maior legado do Projeto Leia, idealizado pela Secretaria de Estado da Educação e implantado como piloto naquela escola desde 2021.

Em 2022, a rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos promoveu o projeto “Ler é a Minha Praia”, que buscou incentivar a leitura a partir do contato com o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, por meio de filmes, viagem culturais e até um luau na praia com apresentações culturais produzidas pelos estudantes.

O “Ler é a Minha Praia”, além de incentivar a leitura e o gosto pela literatura, desenvolveu nos alunos a criatividade por meio da produção cultural – os alunos se aprofundaram na obra e criaram projetos escritos, em imagens ou em outras mídias.

O projeto aconteceu por meio de parceria entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Biblioteca Municipal Prof.ª Alice Maria Roque, Biblioteca Itinerante Leitura em Movimento e escolas municipais.

Veja mais imagens da recepção