Governador Celso Ramos forma 74 novos Bombeiros Mirins em solenidade

Na noite de quarta-feira (22/5), o Bairro Areias de Baixo recebeu a solenidade de formatura da segunda turma do Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do município e a Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), reuniu autoridades, familiares e, claro, os 74 novos heróis mirins que concluíram o projeto com êxito.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal, Marcos Henrique da Silva, do Secretário de Educação, Carlos Alexandre de Sá, do Capitão BM Gabriel Schmitt Laurentino, do 2º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros, Wilson Coelho Junior, da Diretora da EMMA, Luciara Azevedo, e crianças formandas e seus familiares.

Em sua segunda edição, o Projeto Bombeiro Mirim tem como objetivo capacitar estudantes do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Governador Celso Ramos para atuarem de forma preventiva em situações de risco e acidentes. Por meio de práticas suplementares ao processo educativo, o projeto busca contribuir para a construção de uma sociedade mais segura e promover o exercício pleno da cidadania.

Ao longo do primeiro semestre letivo, os alunos participaram de aulas sobre noções de salvamento, construção de valores, segurança contra incêndios na natureza, primeiros socorros e a rotina de salvamento dos Bombeiros Militares. A grade curricular também incluiu atividades externas, como trilhas ecológicas e visitas ao quartel dos Bombeiros e ao Batalhão de Operações Aéreas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.

Com a conclusão das aulas, os 74 formandos de turmas do 4º ano de oito escolas da rede municipal e estadual receberam seus certificados e vivenciaram o tradicional “batismo” com a mangueira dos bombeiros, simbolizando o início de uma nova jornada como cidadãos conscientes e preparados para agir em situações de emergência.