Governador Celso Ramos participa da abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo na Catedral Metropolitana de Florianópolis

No último sábado (11/5), a Prefeitura de Governador Celso Ramos marcou presença na cerimônia de abertura do ciclo do Divino Espírito Santo de 2024. O evento, realizado na Catedral Metropolitana de Florianópolis, reuniu autoridades regionais, representantes de 14 comunidades da capital e líderes municipais da região metropolitana. A comitiva de Governador Celso Ramos, composta por membros da Corte Imperial e funcionários da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, destacou o compromisso do município com suas tradições religiosas e culturais.

O ciclo do Divino Espírito Santo, uma festividade católica anual realizada 50 dias após a Páscoa, no Dia de Pentecostes, tem como objetivo celebrar a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos. Este ano, a abertura do ciclo na Catedral Metropolitana marcou o início de uma série de eventos festivos que se estenderão de maio a setembro nas comunidades da capital catarinense.

O secretário-executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Miguel João Simão, descreveu o evento como uma celebração que começou com um desfile pela catedral, seguido por uma cerimônia religiosa. Posteriormente, a corte percorreu as ruas do Centro e os mercados públicos, divulgando a festividade cultural.

A secretária municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Nicoli Almeida da Silva Alves, fala da importância da Pasta se fazer presente em mais uma edição do evento. Para ela, o envolvimento da Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, na abertura do ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis destaca a relevância da preservação das tradições religiosas e culturais na região e no município. Além de fortalecer os laços entre os municípios, eventos como esse promovem a diversidade cultural, o exercício de união, colaboração e fraternidade nas comunidades locais, como em Governador Celso Ramos.