Governos Federal reconhece situação de emergência em Governador Celso Ramos após fortes chuvas
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, reconheceu, na segunda-feira (20), a situação de emergência em Governador Celso Ramos devido aos danos causados pelas intensas chuvas que atingiram o município nos dias 16 e 17 de janeiro. O reconhecimento consta na Portaria nº 127, de 20 de janeiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com essa medida, a Prefeitura de Governador Celso Ramos está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil, recuperação de infraestruturas públicas e assistência às famílias afetadas pelos temporais.
No município, o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) – formado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Ação Social, que conta com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros local – tem realizado assistência imediata aos moradores. Entre as iniciativas realizadas estão a distribuição de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza, itens de higiene pessoal e material de dormitório.
Além do suporte emergencial às famílias, as equipes seguem trabalhando na limpeza das áreas afetadas, avaliando os danos e promovendo ações para restabelecer a normalidade no município.