Instrutores do Projeto Golfinho de todo o estado de Santa Catarina participam de curso de capacitação em Governador Celso Ramos

Na segunda (11) e terça-feira (12), Governador Celso Ramos recebeu cerca de 37 bombeiros comunitários, guarda-vidas militares e civis capacitados de todo o estado para o Curso de Capacitação de Instrutores para o Projeto Golfinho 2023/2024. A proposta do encontro foi instruir os profissionais que atuarão no desenvolvimento do Projeto Golfinho nas praias de Governador Celso Ramos e no Litoral Sul de Santa Catarina durante a temporada de verão.

A capacitação aconteceu na sede da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), no Bairro Costeira da Armação, e teve atividades na Praia Baía dos Golfinhos e na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim.

A comandante do Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos, o 3º Sargento Wilson Coelho Junior, explica que o curso teve apresentação teórica da metodologia, dos materiais e dos conteúdos relacionados ao Projeto Golfinho, e incluiu demonstrações práticas.

“O propósito foi trabalhar a prevenção em ambientes aquáticos. De forma lúdica, repassamos sobre os cuidados com o sol, as águas vivas, desenvolvemos a educação ambiental, inclusive com a coleta de lixo, além de alertar sobre os perigos em piscinas, rios e no mar. Este conteúdo esteve na capacitação e será abordado no Projeto Golfinhos para a temporada 2023/2024”, complementa o comandante Sargento Coelho.

O Projeto Golfinho é um programa desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que objetiva conscientizar e prevenir do sobre os perigos do mar, orientando de maneira lúdica as crianças entre 9 e 13 anos sobre a utilização segura das praias e do mar. A ação também possui um caráter social e integrador, incentivando o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente. Em Governador Celso Ramos, o projeto é realizado pelo Corpo de Bombeiros do município e conta colaboração da Prefeitura.