Mais de 4 toneladas de lixo são recolhidas do mar e da areia em Governador Celso Ramos

No último domingo (15/12), o município de Governador Celso Ramos realizou mais uma edição do projeto “Limpeza dos Mares”. A iniciativa busca alertar sobre os impactos do descarte irregular de resíduos no meio ambiente e envolver a comunidade em ações de limpeza de resíduos e preservação dos ecossistemas marinhos.

A ação envolveu mais de 100 voluntários, entre organizadores, mergulhadores, educadores ambientais e moradores locais, que se uniram para remover resíduos acumulados no fundo do mar e nas areias das praias de Tinguá e Camboa. No total, foram recolhidas aproximadamente quatro toneladas de lixo. Os materiais coletados foram devidamente separados e destinados de forma adequada, seja para reciclagem, seja para aterros sanitários no caso dos itens não recicláveis.

O prefeito Marcos Henrique da Silva e o vice-prefeito Aldir Dourival Rosa participaram do evento. Durante a ocasião, o prefeito destacou a importância de trabalhar a educação ambiental com as crianças para formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ele mencionou a Escola Municipal do Meio Ambiente como um exemplo de sucesso nessa área.

“Vejo que, com as crianças, conseguimos construir um futuro melhor. A conscientização que promovemos na Escola do Meio Ambiente é fundamental para o amanhã. Governador Celso Ramos é uma cidade bela e encantadora, mas precisa, cada vez mais, ser preservada”, afirmou Marcos Henrique da Silva.

A diretora da Escola Municipal do Meio Ambiente, Luciara Azevedo, também reforçou a importância do projeto: “A ação é importante para nosso município, pois precisamos desenvolver uma consciência ética sobre o meio ambiente e incentivar mudanças de comportamento para um desenvolvimento mais sustentável”, destacou.

A etapa do projeto “Limpeza dos Mares” nas praias Tinguá e Camboa foi organizada pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Mundo Mar e a empresa Acquanauta, com apoio do Movimento Floripa Sustentável e da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos. A iniciativa contou ainda com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, da Secretaria de Educação, da Escola Municipal do Meio Ambiente, além do suporte da Capitania dos Portos de Santa Catarina – Marinha do Brasil, da Polícia Militar Ambiental de SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC e do Programa Bandeira Azul.