No compasso da inovação, Prefeitura inicia processo de regularização patrimonial do município
Mais moderno, o novo sistema permite maior controle sobre o patrimônio municipal e reduz custos com o inventário.
A Prefeitura de Governador Celso Ramos iniciou na semana passada o processo de regularização patrimonial do município. Desde o dia 25 de julho, os funcionários da Empresa Atualiza Sistemas estão nos prédios públicos para catalogar bens de mobiliário e identificá-los com etiquetas com a tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification — ou identificação por radiofrequência), tecnologia que facilita o rastreamento e identificação automática de objetos dentro de um ambiente ou sala.
Entram nesse processo todos os bens móveis, como cadeiras, mesas, computadores, equipamentos de informática e outros itens. Nesse novo sistema, informações e dados sobre o patrimônio podem ser acessadas da palma da mão pelos responsáveis de cada setor e pela administração municipal.
O levantamento e etiquetagem começou no paço municipal e na Secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Bairro Ganchos do Meio, e deve se estender para todas as secretarias, autarquias e demais órgãos municipais nas próximas semanas.
Ao todo, serão utilizadas 12 mil etiquetas e a expectativa é de que todo o processo de levantamento, avaliação e regularização do patrimônio seja realizado no período entre quatro e cinco meses. A proposta é modernizar o sistema de controle de bens pertencentes às secretarias e órgãos municipais e reduzir custos.
“Adotamos uma maneira de inventariar os dados para o Patrimônio por meio de uma tecnologia chamada RFID. Fica mais prático, e mais seguro saber onde está um bem da Prefeitura. Isso é respeito ao imposto que o cidadão paga, e é uma forma de gerenciar melhor os bens (erário). Já iniciamos o processo de catalogação, e daqui uns meses teremos esse processo pronto e acessível”, contou o secretário municipal de Administração, William Wollinger Brenuvida.
“Estamos catalogando, etiquetando, fotografando, cadastrando com todas as características, organograma, localização de todos os bens do município”, disse a gerente administrativa da Atualiza Sistemas, Jessica De Luca.
De Luca explica que depois dessa etapa será feita uma reavaliação patrimonial do município e será entregue um laudo com todas as informações e dados sobre a realidade de patrimônios municipais para, em uma próxima etapa, fazer um ajuste contábil.
Essa modernização do sistema traz benefícios, como a otimização e eficiência no controle de itens adquiridos pelo poder público e melhor gestão patrimonial. Também agilizará o inventário municipal e permitirá um balanço financeiro com informações mais precisas, o que ajudará na redução de custos.
“Com essa tecnologia, o RFID, há a possibilidade de, na hora de fazer o inventário, contar até 300 etiquetas por segundo. Então o Setor de Patrimônio vai conseguir fazer um inventário muito mais rápido e vai estar fazendo o inventário com mais frequência”, complementa a gerente administrativa.