Vacinação contra a Paralisia Infantil

A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito e na maioria das vezes acomete os membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Póliovírus, que entra pela boca, carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Governador Celso Ramos, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou hoje 03 de junho e seguirá até 21 de junho de 2013 nos horários de funcionamento das unidades das 8 ás 19 HS e , sendo o dia 8 de junho (sábado) o dia D, onde estarão abertas as unidades de saúde Fazenda da Armação e a Policlínica de Calheiros, das 8 às 17 horas.

Todas as crianças a partir de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber a vacina CONTRA POLIO, que garante imunidade contra a Paralisia Infantil. Para receber a vacina, a criança tem de estar acompanhada pelos pais ou um adulto responsável, que deverá levar a caderneta de vacinação.

Vigilância Epidemiológica  / eEtratégia de Saúde da Família