Escola em Tempo Integral

Os primeiros passos são acompanhados pelos pais, responsáveis pela formação, caráter e identidade dos filhos. Essa responsabilidade deve ser, também, da escola que tem papel fundamental na transmissão do conhecimento e no desenvolvimento do aluno como cidadão de direitos e deveres. Em Governador Celso Ramos esse decisivo passo é dado com a educação em período integral.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Lúcia Francisca Sagás, comunidade de Areias do Meio, em Governador Celso Ramos, recebeu, ontem, 19.08, das mãos do prefeito Juliano Duarte Campos e do secretário municipal de educação e cultura Adilson Costa a primeira turma de educação infantil em período integral. O evento contou com a presença de pais, alunos e professores. Também houve a participação de membros do Executivo e de vereadores.

De acordo com o prefeito Juliano Campos, esse é um importante fato na história local porque ocupa o aluno com boas atividades. "Lugar de aluno é na escola. Enquanto o aluno aprende não há espaço para as drogas e marginalidade". É uma oportunidade que nossos alunos estão recebendo e que, num futuro próximo poderá ser uma realidade para o ensino fundamental, afirma Campos.

A educação integral é também chamada de jornada ampliada, e o Estado de Santa Catarina responde por 35% dos municípios que afirmam realizar atividades relacionadas a educação integral. Em 4º lugar em pesquisa promovida pelo Ministério da Educação, Santa Catarina está atrás de Estados como Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.

A rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos atende 472 alunos, na modalidade educação infantil, e a partir de agora 21 alunos passam a receber a educação integral. "Mais que um projeto piloto, a educação em período integral é a garantia do desenvolvimento completo", afirma o secretário de educação Adilson Costa. A rede municipal ainda não possui estrutura física adequada para atender todos os alunos e modalidades, mas o primeiro e decisivo passo foi dado, diz Adilson.