Município mira os 8 objetivos do milênio

Projeto que pensa um mundo sustentável envolve escolas, pais e alunos e vai render premiação internacional

Por William Wollinger Brenuvida

Entre aquilo que se almeja para o planeta está a garantia da sustentabilidade do meio ambiente e o fomento de uma associação mundial para o desenvolvimento. Se buscar o equilíbrio na questão ambiental parece um assunto repetido nos meios de comunicação, escolas e empresas, desenvolver coletivamente ainda parece um grande desafio. Na manhã desta terça-feira, 24.09, a prefeitura municipal de Governador Celso Ramos assinou um termo de parceria com a empresa Proactiva Meio Ambiente Brasil Ltda para a "Campanha ao redor da Ibero-América 2013".

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

1º – Erradicar a pobreza extrema e a fome

2º – Conseguir a educação primária universal

3º – Promover a igualdade entre os gêneros e a autonomia da mulher

4º – Reduzir a mortalidade infantil

5º – Melhorar a saúde materna

6º – Combater o HIV/a AIDS, a Malária e outras doenças

7º – Garantir a sustentabilidade do meio ambiente

8º – Fomentar uma associação mundial para o desenvolvimento

O documento firmado entre o município e a empresa prevê que os oito objetivos do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), sejam alcançados por meio de campanhas educativas envolvendo escolas, pais e alunos da rede municipal de ensino. Os alunos receberão material de apoio, incluindo uma caixa de jogos e serão acompanhados por professores. Três projetos deverão ser encaminhados à empresa responsável, após avaliação da Secretaria de Educação Municipal.

De acordo com o vice-prefeito de Governador Celso Ramos, Augusto Aristo da Silva, quando a população se une os objetivos do milênio deixam de ser sonho e se tornam realidade. O projeto vai a premiar os alunos do 4º ano do ensino fundamental, vencedores do concurso, com uma viagem à Ilha de San Andrés, na Colômbia.

Os projetos devem ser selecionados até o dia 28 de outubro de 2013. A consciência coletiva e as ações mundiais em favor do desenvolvimento sustentável devem gerar riqueza, mantendo o equilíbrio entre natureza e tecnologia, paz e diversidade de pensamentos e idéias.