Operação Limpeza

Nas últimas semanas, o município de Governador Celso Ramos registrou a  presença de mais de 100 mil visitantes. Se por um lado há um incremento significativo para o comércio local, também são registrados problemas como aumento da produção de lixo, no consumo de água e de energia elétrica. O governo municipal está investindo pesado para continuar atendendo turistas, sem deixar o contribuinte e morador. Iniciativas como a conscientização e limpeza periódica das praias são importantes para manter o que Governador Celso Ramos tem de melhor: mais de 40 belas praias.

Sem prejudicar ou remover a restinga das praias, a equipe da Secretaria Municipal de Obras de Governador Celso Ramos fez, neste 14/01, a retirada de três toneladas de lixo e entulhos na orla da Praia de Palmas, indicada para receber a certificação do Projeto Bandeira Azul em 2015.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Natanael Pedro de Souza, muitas  pessoas que visitam nossas praias, deixando todo tipo de lixo, pensam que é obrigação apenas do Poder Público cuidar do lixo. "O lixo é um problema de todos. É uma pena que muita gente ache que a restinga é um depósito de entulho", afirma que Natanael que ainda mencionou que a limpeza é feita sob orientação do órgão ambiental do município para que os funcionários interfiram o mínimo na área de restinga que é considerada Área de Preservação Permanente (APP).

A coleta de lixo, nas praias, ocorre periodicamente em Governador Celso Ramos. Para o serviço de coleta de entulhos, são utilizados caminhões-caçamba que em 2013 receberam manutenções periódicas. Em 2013, também, a prefeitura recebeu um novo caminhão de lixo e para 2014 uma nova aquisição será realizada.