Celesc garante energia de qualidade

Instalação de equipamentos e extensões de rede e a destinação de uma área de 10 mil metros quadrados para a subestação de energia elétrica impulsionam o desenvolvimento de jóia do litoral catarinense.

Até o ano de 1967, boa parte do Município de Ganchos precisava de lampiões a querosene e noites de lua cheia para que uma visita se estendesse após o entardecer. Naquela época, apenas três residências, todas no bairro de Canto dos Ganchos, possuíam energia elétrica, com destaque ao sistema de moagem do arroz, do trigo e do aipim que movia o dínamo construído e adaptado por Francisco Wollinger, intendente distrital de Ganchos, em 1952. Com a chegada da primeira linha de transmissão, o Município vai mudar não apenas de nome, como também ganha impulsão no beneficiamento de peixe, crustáceos e moluscos; surgindo pequenos comércios. Agora, após 47 anos, a Administração Municipal busca solução para as constantes quedas de energia, bem como torna mais segura as linhas de transmissão que abastecem a cidade.

Parceria de sucesso

As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) dividiu a operação de suprimento de energia elétrica para Governador Celso Ramos em quatro fases, sendo três delas já concluídas. A quarta e mais importante etapa se refere a instalação de uma subestação de energia elétrica que porá fim as constantes reclamações de usuários do sistema.

A Regional Florianópolis da Celesc Distribuição finalizou uma obra importante no final de novembro de 2013, para melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica para o município de Governador Celso Ramos. A construção de um trecho de alimentador em classe 15 kV entre a Subestação Biguaçu no bairro Prado e o trevo de Três Riachos na BR-101. Esta obra permitiu alívio de carga de um dos dois alimentadores que atende o município de Governador Celso Ramos. Em caso de falha no alimentador de Tijucas será possível abastecer a região de Palmas através da Subestação Biguaçu.

Outra obra importante foi a instalação de Religadores de acesso telecomandado pelo Centro de Operação da Distribuição, que possibilita maior agilidade na recomposição do Sistema em caso de falhas. Estas obras representaram um investimento na ordem de R$ 210.000,00.

A subestação de energia é um sonho antigo de Governador Celso Ramos e meta da administração municipal. O prefeito Juliano Duarte Campos tem se reunido constantemente com Carlos Alberto Martins, Gerente regional da Celesc e com Jorge Luiz Vieira, Gerente da distribuição da agência 3 de Governador Celso Ramos para definir questões de ordem técnica da instalação. Para o Diretor Geral da Administração, Dalmiro Lobo Filho, empenhado nas conversações sobre a subestação o desfecho é praticamente certo. "Buscamos parcerias com a Celesc e empresários para concluir a subestação. O prefeito Juliano (Campos), o Carlão (Carlos Alberto Martins) e o Jorge da Celesc estão nos ajudando a construir um sonho de mais de 40 anos do povo gancheiro.", afirma Dalmiro Lobo Filho.

O terreno para instalação da subestação foi obtido pela Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos após contrapartida de um empreendimento que se instalará no Município. O empreendimento forneceu um terreno de 10 mil metros quadrados localizado em Palmas, na Rua Rosendo Joaquim Sagás, cumprindo as medidas compensatórias. Exigência legal para o estabelecimento de empreendimentos que afetem questões de energia, o consumo de água e o tratamento de efluentes.

Fase

O quê

Custo estimado

01

Substituição do Trafo Elevador da SE-GCR (retirada do trafo de 2 MVA e instalação de trafo de 5 MVA)

02

Troca de cabos nas marginais da BR-101, em Biguaçu, proximidades da entrada para Três Riachos (extensão =~800m)

03

Extensão de Alimentador para assumir carga de Três Riachos com transferência da carga de Três Riachos para o alimentador BQB 05

04

Construção de alimentador em 34,5 kV da SE-BQB até a Armação da Piedade

R$ 4.738.600,00

Início após regulamentação do terreno

Comunidade contemplada com rede de extensão

Após oito anos, os moradores da Rua Aristo Pereira, bairro de Areias do Meio, receberam energia elétrica de qualidade. A extensão de rede realizada pela Celesc em novembro de 2013 é uma das metas definidas e alcançadas em reunião entre Celesc e a Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos.

Foram instalados equipamentos elétricos numa rede de 100 metros de extensão. As ruas Antonio Carola, em Ganchos de Fora e Neuzi Francisco, em Areias de Baixo também foram contempladas.

Fato

Energia elétrica

1905

Criação do Distrito de Ganchos

Apenas lampiões a querosene

1923 a 1963

Abertura da primeira estrada de rodagem e emancipação político-administrativa

Há energia elétrica apenas nas residências dos senhores Francisco Wollinger (moenda e dínamo); Francisco Wollinger Filho (dínamo e motor a óleo diesel); e Francisco Oliveira (Mané Chico) (cata-vento e dínamo).

1967

Primeira linha de transmissão elétrica e mudança do nome de Ganchos para Governador Celso Ramos (de Biguaçu a Ganchos do Meio)

Nessa época Palmas e Fazenda da Armação não contavam com fornecimento de energia elétrica.

Década de 80 até os dias atuais

Município ganha novas linhas de transmissão e se desvincula da linha de transmissão de Três Riachos, em Biguaçu.

Fornecimento melhora, mesmo com quedas constantes. Projeto da subestação aprovado em 2014.

Por William Wollinger Brenuvida