Atividades lúdicas para fortalecer vínculos de crianças e adolescentes
CRAS realiza oficinas e outras atividades criativas para abordar assuntos do dia a dia e ajudar a vencer a timidez.
Todas as quintas e sextas-feiras, aproximadamente 58 crianças, entre 6 e 15 anos, participam de atividades com o objetivo de fortalecer vínculos de convivência e discutir de forma criativa assuntos fazem parte do cotidiano delas. Elas também contam com acompanhamento de oficineiros, assistentes sociais e psicólogos e recebem transporte, uniforme e lanche.
As crianças estão divididas em cinco grupos: quatro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Areias do Meio, e um grupo iniciando na Fazenda da Armação, onde a equipe se desloca ao bairro a oferta dos serviços.
Secretária de Assistência Social e Habitação, Ellen Prim Campos explica que o CRAS representa a porta de entrada para a proteção social básica, desempenhando um papel central no território onde se localiza.
“É a partir de um atendimento humanizado e individualizado que as famílias chegam para atendimento e recebem toda estrutura para que os laços familiares e comunitárias sejam fortalecidas”, ressalta Ellen Prim Campos.
Esse trabalho com as crianças faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). A Secretaria de Assistência Social e Habitação, por meio do CRAS, ofertada ainda outros serviços, como visitas domiciliares, bolsa família e demandas espontâneas que chegam diariamente.
Atividades de fortalecimento de vínculos
As atividades do SCFV, de acordo com a psicóloga e Coordenadora do CRAS de Areias do Meio, Fernanda de Rezende Bisol, são planejadas pelo grupo de profissionais da unidade. No planejamento está incluso temas que fazem parte da convivência das crianças, como inclusão, convivência, bullying, entre outros.
Esses temas são abordados a partir das atividades artísticas e culturais, como oficinas, brincadeiras, jogos, artesanato, passeios e outras atividades, de acordo com a idade. Todas são realizadas sob uma perspectiva social de criar e fortalecer os vínculos das crianças com familiares, amigos, colegas de escola e do grupo.
Vencer a timidez
O objetivo dessas atividades é fortalecer as relações familiares e comunitárias por meio da interação e troca de experiências entre todos os participantes.
Mas outro benefício indireto é que muitas crianças vencem sua timidez ao trabalhar habilidades sociais por meio da interação com outros colegas. Deste modo, desenvolvem habilidades sociais como convivência e socialização. Isso ajuda no desenvolvimento da criança agregando novas experiências.
Trabalho de prevenção
No CRAS, essas dinâmicas são importantes porque é no grupo que as crianças exteriorizam muitas questões. Por meio de suas reações, a equipe consegue detectar se há algo fora do normal.
“Se chega uma criança que está com algum problema em casa, por exemplo, esse comportamento reflete no grupo. Essa criança fica mais irritada, carente, triste ou com raiva. A oficineira repassa à equipe técnica (formada por uma psicóloga e uma assistência social) que faz um acompanhamento, se necessário”, explica a coordenadora.
Desta forma, os grupos também são formas de prevenção. Como resultado, por estarem no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, as crianças acabam tendo uma convivência melhor, levando muitos aprendizados e experiências para sua vida em família.