ESCOLA MARIA VERÍSSIMO DA SILVA (APAE) CRIA SALA DE ENTRETENIMENTO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Na sala, os alunos têm acesso a cinema, teatro de fantoches e dança.
Além desse acompanhamento que a equipe da Escola de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva (APAE), em Calheiros, presta aos cerca de 42 alunos portadores de deficiência intelectual ou física, há também uma sala de entretenimento preparada para exibir filmes, teatro de fantoches e os alunos têm até dias voltados à dança, para se divertir e se movimentar.
Essas atividades de entretenimento visam estimular a educação e o aprendizado e são complementares ao conjunto de ações, procedimentos e estratégias especializadas voltadas a garantir o aprendizado dos alunos da instituição.
Segundo a diretora da instituição, Maria Lúcia Duarte Lobo, o projeto da sala de entretenimento foi criado em abril, tendo como objetivo melhorar o aprendizado e a coordenação motora dos alunos das turmas de Transtorno do espectro Autista (TEA) e do Serviço de Atendimento específico (SAE) atendidos pela escola nos turnos da manhã e tarde.
Os temas para os filmes e para o teatro de fantoches são escolhidos atendendo às demandas dos próprios alunos, saídas das dinâmicas realizadas pelos professores em sala de aula. As atividades de dança são realizadas todas as sextas-feiras para proporcionar diversão e estimular a movimentação.
“Tudo o que é realizado [filmes, teatro e dança] parte do interesse dos alunos porque eles adoram essas atividades”, Maria Lúcia ressalta.
Benefícios para os alunos
Essas atividades, que visam o entretenimento e aliadas ao acompanhamento pedagógico, trazem muitos benefícios aos alunos. Despertam o interesse interpessoal, melhoram o convívio social e a rotina escolar.
A psicóloga da escola, Regina Silva Pires, explica que a dança, por exemplo, desenvolve o equilíbrio gestual, melhora na qualidade de vida, coordenação motora, movimento rítmico e demais habilidades motoras dos alunos. Os filmes e o teatro de fantoches, por outro lado, ajudam na assimilação de conteúdos das aulas, além de melhorar criatividade, memória e concentração.
Para a psicóloga, há o estímulo do “cérebro e a produção de hormônios que dão uma sensação de bem-estar, de prazer, de alegria – acaba sendo uma questão do cérebro e também física”.
Além desses benefícios, as atividades despertam o sorriso, a felicidade e a alegria de todos na escola.
Escola de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva
A escola possui uma estrutura com salas de aula, sala de entretenimento, de dança, entre outros ambientes educacionais e de convívio. Toda essa estrutura é voltada ao atendimento de alunos com deficiência motora e intelectual de todas as idades.
A entidade também possui uma equipe formada por psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogo, professores de educação física, dança e capoeira, entre demais funcionários.