Prefeito Juliano participa de reunião com governador Carlos Moisés para tratar do setor pesqueiro

Na segunda-feira (7), o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, e representantes do setor pesqueiro catarinense se reuniram com o governador Carlos Moisés na Casa D’Agronômica para tratar de temas, como as restrições do Rio Grande do Sul para a pesca de arrasto, organização de competências nos órgãos fiscalizadores e o Fundo de Amparo ao Pescador Catarinense.

Juliano Campos tem sido atuante na luta pelos direitos dos trabalhadores da pesca. Vale lembrar que no último dia 14 agosto participou de uma audiência pública sobre Políticas Públicas da Pesca, em Brasília, evento realizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Turismo (CDR) do senado.

Na Casa D’Agronômica, o prefeito agradeceu ao senador Dário Berger por ter feito o encaminhamento e solicitado a audiência e ao governador por ter recebido a pauta. Para Juliano Duarte Campos “o setor pesqueiro está se caminhando no rumo certo”.

A reunião com o governador foi uma do senador Dário Berger, que levou ao encontro a proposta do Fundo de Amparo ao Pescador Catarinense, proposta que visa evitar que o pescador fique sem sustento no período do defeso, e aproveitou para cobrar políticas públicas em favor da maricultura e a piscicultura catarinense.

Para Dário Berger, a pesca catarinense passa por muitas dificuldades e um dos maiores problemas é a burocracia e também o projeto de lei que foi aprovado no estado gaúcho que proibiu a pesca nas 12 milhas náuticas e trouxe prejuízos para a pesca catarinense. “O governador foi muito receptivo, ouviu as nossas reivindicações, as reivindicações dos pescadores […] e se comprometeu em dar encaminhamento no âmbito que for da sua competência” disse o senador.

Além da participação do prefeito Juliano e do Senador Dário Berger, reunião na Casa D’Agronômica também contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira, presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pescadores de Itajaí e Região (Sindipi), José Jorge Neves Filho, o pescador e líder do Movimento dos Pescadores, Joab Costa, e o prefeito do município de Penha, Aquiles da Costa.