FEIRA DE CIÊNCIAS EM GOVERNADOR CELSO RAMOS MOBILIZA COMUNIDADE ESCOLAR EM PROL DO CONHECIMENTO E DA SUSTENTABILIDADE

Realizada em 7, 8 e 9 de novembro, no Ginásio de Esportes de Palmas, a 1ª Feira de Ciências – A Valorização do Conhecimento visou incentivar a praticada atividade científica na educação municipal.

Uma feira de ciências é um importante instrumento para a construção do pensamento científico em estudantes, pois alia teoria e prática e oportuniza a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos por estudantes em sala de aula. Com esse propósito, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) de Governador Celso Ramos e a Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA) realizaram na última semana (7, 8 e 9 de novembro), no Ginásio de Esportes de Palmas, a 1ª Feira de Ciências – A Valorização do Conhecimento: Ciência, Tecnologia, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Nos três dias de evento o público de aproximadamente três mil pessoas pode vislumbrar os trabalhos científicos apresentados por estudantes da rede municipal de ensino.

O objetivo da iniciativa era trazer o conhecimento aprendido em sala de aula para o campo prático, mostrando aos alunos da educação infantil e ensino fundamental I e II a importância da ciência como instrumento na busca de soluções para problemas do dia a dia.

A feira contou com 16 stands onde as escolas municipais puderam expor os projetos desenvolvidos pelas equipes de alunos. Cada projeto deveria ter como base pelo menos um dos temas abordados – ciência, tecnologia, sustentabilidade e meio ambiente. Os melhores foram premiados com troféu e medalhas para os primeiros colocados, além de um passeio à Ilha de Anhatomirim para observação do boto cinza, para as equipes vencedoras.

Para o secretário municipal de Educação, Adilson Costa, a intenção de criar um evento como a feira é levar aos alunos o conhecimento sobre impacto que o progresso tem causado ao meio ambiente para que, a partir da teoria e da prática, eles possam elaborar iniciativas sustentáveis que permitam um mundo onde os recursos naturais, tecnológicos e humanos sejam usados da forma correta e sustentável.

“Ao trazer o aprendizado de forma lúdica, os alunos constroem uma consciência crítica que permite uma discussão prática sobre o futuro. O município tem crescido e necessita de iniciativas que garantam uma evolução sustentável. […] O que os alunos aprendem e colocam em prática consegue garantir uma Governador Celso Ramos melhor para o futuro”, explica Adilson Costa.

Um dos projetos foi apresentado pelos alunos da educação infantil da Escola de Educação Básica Municipal Elvira Sardá da Silva. No projeto “Água: Fonte de Vida”, os jovens cientistas construíram um filtro natural utilizando garrafas pet e elementos naturais, como terra e areia, para filtrar e reaproveitar a água das chuvas.

A professora de séries iniciais que orientou o trabalho, Tamires da Silva, explica que a ideia surgiu por meio de uma necessidade de demonstrar na prática o funcionamento do sistema de captação de água, pois a escola implementará em breve um projeto de cisterna para água da chuva.

“A turma [da educação infantil] resolveu fazer este projeto [do filtro] e nós [professores] estamos também conscientizando eles. Eles aprendem muito mais auxiliando a teoria com a prática e vivenciam aquilo que antes estava só no papel”, disse a professora.

De acordo com a diretora adjunta da mesma escola, Selma Gonçalves de Ávila, uma motivação para criar o projeto é de que as crianças possam levar essas ideias para casa. “Acreditamos e confiamos nesses jovens que estão aí. Precisamos mostrar que com esse caminho eles podem colaborar muito com o nosso meio ambiente”, complementa.

Além das mostras de projetos, o evento contou ainda com a participação das entidades Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Área de Proteção Ambiental (APA) de Anhatomirim, programa de reciclagem de óleo de fritura de cozinha (ReÓleo), feira de adoção de cães, campanha de vacinação, feira de livros, feira de frutas e verduras orgânicas e apresentações artísticas.