EQUIPES DE SAÚDE DE GOVERNADOR CELSO RAMOS REALIZAM AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO AEDES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO

O objetivo era que os alunos levassem o que aprenderam para suas casas, ajudando a evitar a proliferação do mosquito transmissor de doenças.

Na semana de mobilização para combate ao Aedes Aegypti, profissionais de saúde de Governador Celso Ramos realizaram visitas às escolas municipais para desenvolver uma série de atividades educativas com o objetivo de orientar e mobilizar as crianças para o enfrentamento à proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os profissionais são do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Saúde na Escola (PSE) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Governador Celso Ramos. As ações educativas nas escolas tiveram como público os alunos da educação infantil e ensino fundamental I e II de 10 escolas municipais.

Foram apresentadas palestras, vídeos educativos, músicas e as crianças puderam interagir com um ator fantasiado de mosquito. O conteúdo foi transmitido de forma lúdica para alertar sobre essa ameaça e para ensinar aos pequenos como combater o inseto, por meio de atitudes simples como limpar calhas e não deixar água parada em recipientes.

A psicóloga do NASF, Natália Sens, integrante de uma das equipes que participaram da iniciativa, explica que esse trabalho educativo é importante porque transforma as crianças em replicadores desse conhecimento e em adultos mais conscientes.

“O objetivo é conscientizar essas crianças, trabalhar com a equipe escolar para que eles mobilizem os adultos e previnam a proliferação dos mosquitos, para que também consigam identificar onde estão os focos e ajudem os adultos a prevenir essa ameaça”, Natália Sens complementa.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a estratégia adotada foi de prevenção por meio da informação, para que as crianças aprendam e ensinem aos seus pais como evitar possíveis criadores do mosquito.

Essas visitas também fazem parte da campanha que o município preparou em antecipação ao Dia D de Controle da Dengue, marcado para o penúltimo sábado de novembro (23), quando municípios de todo país promoveram ações como visitas domiciliares, mutirões de limpeza e distribuição de materiais informativos.