PROJETO GOLFINHO 2020 TEM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOVERNADOR CELSO RAMOS
O Projeto Golfinho visa diminuir as ocorrências de afogamento por meio de educação preventiva. Em quatro dias de curso, 60 crianças receberam a certificação na Praia Grande.
Na temporada de Verão 2020 de Governador Celso Ramos, 60 crianças participaram da certificação de mais uma turma do Projeto Golfinho, com aulas realizadas entre terça-feira (14/01) e sábado (17/01) na Praia Grande. O projeto é promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em cidades do oeste e litoral catarinense no período de férias escolares, proporcionando a crianças de 9 a 13 anos aulas de prevenção de afogamentos em piscinas, rios, lagos e praias, noções de cidadania e preservação do meio ambiente. O curso de quatro dias na Praia Grande contou com a participação dos Bombeiros Militares, Guarda-Vidas Civis e a equipe da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA) de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.
Nos três primeiros dias de curso, as crianças participaram de diversas atividades com Bombeiros Militares e Guarda-vidas Civis. No quarto, a EMMA realizou uma programação interativa e lúdica com as crianças. A equipe de educadores ministrou palestras educativas com informações sobre os vilões das praias, dicas sustentáveis e atividades, como jogos educativos, ateliês de pintura e exposição de material biológico e animais marinhos. De acordo com a bióloga e diretora da EMMA, Luciara de Azevedo, “o objetivo dessas atividades foi ensinar às crianças a adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais”.
As atividades de educação ambiental realizadas pela EMMA durante o Projeto Golfinho são parte das ações promovidas por meio do programa Bandeira Azul.
O Projeto Golfinho é realizado todos os anos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e visa diminuir as ocorrências de afogamento por meio de ações de educação. As turmas recebem formação gratuita em um curso com duração de quatro dias. Para se inscrever nas próximas turmas, basta entrar em contato com os guarda-vidas mais próximos.