GOV. CELSO RAMOS REGISTRA QUEDA EM NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19, MAS SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA QUE POPULAÇÃO PRECISA FICAR EM CASA

Conforme boletim semanal da vigilância epidemiológica, número de casos em monitoramento baixou de 114 para 75, e três casos confirmados para Novo Coronavírus no município.

Pela primeira vez desde a adoção de medidas restritivas de prevenção ao contágio do Novo Coronavírus (Covid-19), Governador Celso Ramos registrou queda no número de casos suspeitos da doença. Os dados foram divulgados na terça-feira (13/04) pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, por meio do Boletim Oficial de Casos Sobre Monitoramento, que atualiza semanalmente os números do Covid-19 no município.

De acordo com a publicação, o município agora tem 75 casos suspeitos, 29 casos excluídos por análise clínica, 10 testes descartados por outros testes e três casos confirmados. Em relação ao boletim anterior (divulgado em 05 de abril, com 114 casos suspeitos), há uma redução de 39 suspeitas.

A Secretaria Municipal de Saúde atribui a queda à chegada de 200 kits de testes rápidos adquiridos pela Prefeitura Municipal na semana passada e ao isolamento social aderido pela população desde o início da crise pandêmica.

Para a pasta de Saúde, os kits possibilitaram fazer mais testes e descartar os casos suspeitos que foram negativados.

O resultado do isolamento social foi a supressão do risco de contágio e a diminuição do fluxo de ligações para a central de atendimento, Alô Saúde GCR, montada para ajudar a população – isso tem permitido às equipes de saúde direcionarem os esforços de atendimento.

POPULAÇÃO PRECISA FICAR EM CASA

Embora o balanço seja otimista, a Secretaria de Saúde alerta que os números de casos suspeitos da Covid-19 no município poderão aumentar nas próximas semanas devido à tendência do relaxamento da quarentena ou à redução de sua adesão.

Por causa do afrouxamento, Secretaria de Saúde recomenta que “as pessoas só saiam de casa quando realmente necessitarem, caso contrário fiquem em casa, principalmente os idosos e as pessoas que pertencem ao grupo de risco”.

Ficar em casa neste momento possibilitará o achatamento da curva de casos suspeitos no município e não sobrecarregará as equipes de atendimento.

Para orientar moradores, tirar dúvidas e fazer um primeiro atendimento por telefone, foi criado o serviço 24h Alô Saúde GCR, que funciona nos números: (48) 3039 8827; (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.

Para mais informações, basta conferir os boletins anteriores logo abaixo.