EM GOVERNADOR CELSO RAMOS, ÁREAS DEGRADADAS RECEBEM PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

Ação era parte da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu na sexta-feira (05/06), mas precisou ser adiada para este início de semana devido à chuva.

Na tarde de segunda-feira (08/09), a Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos fez o plantio de 70 mudas de espécies nativas em áreas onde são executados os Projetos de Recuperação de Área Degradada (PRADE), nas localidades de Canto dos Ganchos e Morro da Camboa, próximo ao bairro Fazenda da Armação. O plantio contou com a participação de nove pessoas e envolveu a secretarias municipais de Planejamento, Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), Escola Municipal do Meio Ambiente e Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV). Foram plantadas mudas nativas de Jerivá, Araçá, Ipê, entre outras espécies de árvores.

Essa ação seria realizada como encerramento da Semana do Meio Ambiente na última sexta-feira (05/06), celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, mas foi transferida para este início de semana em razão das chuvas que ocorreram no município.

Segundo a FAMGOV, iniciativas de recuperação como o plantio de mudas e os projetos de recuperação são importantes para a preservação do meio ambiente, por restituírem as funções ambientais de áreas atingidae degradadae promoverem uma paisagem harmoniosa com sombra, frutos e outros benefícios.

Um dos PRADEs, do Morro da Camboa, fica no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) de Anhatomirim, e localiza-se às margens da Rodovia Municipal Nicolau Moura de Carvalho, entre os bairros de Palmas e Fazenda da Armação.

Na noite de 10 de maio, essa mesma região foi atingida por um incêndio de grandes proporções que durou quatro horas e consumiu dez mil metros quadrados de mata, sem atingir áreas urbanas. Nesse dia, foi necessário mobilizar bombeiros de Governador Celso Ramos e de Biguaçu para dar combate às chamas. A equipe de 15 bombeiros precisou usar seis mil litros de água para extinguir o incêndio.

Com o plantio das mudas nesse local, espera-se recuperar a vegetação e a mata perdida pela ação do fogo.