GOVERNADOR CELSO RAMOS RECEBE PRIMEIRAS DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

Primeiro grupo a receber a imunização será o de trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente ao combate à pandemia.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (19/01). São 120 doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Essas vacinas da primeira fase vieram do Ministério da Saúde e foram distribuídas pela Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina. A previsão é de que as próximas doses sejam recebidas a partir de 1º de fevereiro, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Prefeito Marcos Henrique da Silva visitou a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e esteve presente na aplicação da primeira dose da vacina no município. O primeiro profissional a receber o imunizante foi o médico clínico geral, Jorge Enrique Portela Lopez, de 62 anos, que atua há um ano e três meses no Município e está há 10 meses na linha de frente do combate ao Covid-19.

Para o Prefeito Marcos Henrique da Silva, o Município está preparado para iniciar a vacinação conforme as doses de vacinas forem disponibilizadas pelos governos Federal e Estadual. A Secretaria de Saúde e Saneamento, por exemplo, dedicou câmaras de resfriamento para armazenar as vacinas, adquiriu seringas, agulhas, máscaras e luvas, além de outros insumos necessários para vacinação e para proteger os profissionais da Saúde Municipal.

O município seguiu as determinações do Ministério da Saúde para definir o primeiro grupo a receber a vacina. Nesta fase, serão vacinados profissionais da Saúde Municipal que estão atuando diretamente no enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) no território municipal, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Outros profissionais da Saúde que enfrentam o Covid-19 aptos a receber o imunizante são aqueles que trabalham em outros municípios, mas residem em Governador Celso Ramos – de acordo com o Ministério da Saúde. Os demais grupos serão imunizados à medida que as próximas remessas forem distribuídas pela Secretaria de Estado e pelo Ministério da Saúde.