PREFEITURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS INICIA SEMANA PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Semana Pedagógica Planejando 2021: Ressignificando Saberes abre nesta quarta-feira (27). Um dos temas abordados é o enfrentamento da Covid-19 no retorno às aulas presenciais.

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC), abre nesta quarta-feira (27) a Semana Pedagógica Planejando 2021: Ressignificando Saberes. O evento é voltado aos professores da Rede Municipal de Ensino e marca o início das atividades do ano letivo 2021. A Semana Pedagógica encerra-se em 4 de fevereiro.

A organização da programação é da equipe pedagógica da SEMEC com apoio da Editora Positivo. Este ano, devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), as atividades do evento serão transmitidas pela internet, para evitar aglomeração e preservar os profissionais da Educação que pertencem ao grupo de risco.

A Semana Pedagógica de Governador Celso Ramos abordará temas como currículo contínuo, alfabetização e ensino remoto e híbrido (presencial e online) e temáticas relativas à Educação Infantil e aos componentes curriculares do Ensino Fundamental. Também está programada a apresentação do sistema Aprende Brasil Digital, plataforma de aprendizagem utilizada na educação municipal.

Um dos temas do evento é o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no retorno das aulas presenciais. Para falar sobre o assunto, serão chamados profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento que atuam na linha de frente contra a pandemia para apresentar informações e cuidados para evitar o contágio nas dependências da escola e no transporte de alunos.

Muitos desses assuntos, como o ensino online e os cuidados para evitar o contágio de Covid-19, ganharam importância por razão da pandemia que causou a suspensão das aulas presenciais. O objetivo de trazer essas temáticas é apresentar novas formas de ensinar com foco na adaptação de alunos e professores durante o retorno das aulas presenciais.

No município, a volta às aulas para os 2.357 estudantes da rede municipal de ensinotem início previsto para 8 de março, com a adoção de protocolos sanitários nas 16 escolas municipais e no transporte escolar. Os professores retornarão em 3 de fevereiro, com exceção dos professores que pertencem aos grupos de risco, que trabalharão de modo home office.