LOGÍSTICA REVERSA, UMA REALIDADE PRÓXIMA EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

O município firmou parceria com o Instituído do Meio Ambiente (IMA) para implementação da Logística Reversa. O gerenciamento de resíduos sólidos é uma das demandas da população gancheira.

O prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, assinou um convênio que vai permitir a implementação da Logística Reversa em Governador Celso Ramos, projeto que tem o objetivo de coletar e fazer a destinação correta de resíduos sólidos, como, pilhas, baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos. O convênio faz parte do Programa “Penso, logo Destino” do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) para conscientização e envolvimento da população catarinense no descarte adequado de resíduos. A assinatura do convênio aconteceu na sexta-feira (23/04) no auditório municipal da Prefeitura de Antônio Carlos, juntamente com prefeitos da região.

O ato da assinatura contou com a presença de autoridades gancheiras como o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Augusto da Cunha, o Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Filipe Gabriel da Silva, e os secretários municipais da Administração, Alcides Pereira, e da Comunicação, William Wollinger Brenuvida.

O Convênio envolve Governador Celso Ramos e outros sete municípios (Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio, Nova Trento e Canelinha) da Grande Florianópolis com até 20 mil habitantes. Na iniciativa, os municípios firmaram um Termo de Cooperação em que se comprometem a definir e promover projetos e ações para despertar a conscientização da população para a destinação de resíduos.

A partir da assinatura, Governador Celso Ramos viabilizará a criação dos chamados Pontos de Consolidação, que são locais licenciados específicos para o armazenamento temporário dos produtos (resíduos) entregues aos coletores. Nesses locais os resíduos serão armazenados temporariamente até recolhidos pelas Entidades Gestoras responsáveis por providenciar a destinação final ambientalmente adequada. A prefeitura municipal, juntamente com o IMA, trabalhará para divulgar os pontos de coleta buscando a maior participação dos moradores para a entrega e destinação correta dos materiais.

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

As medidas previstas no Convênio são semelhantes ao que o município gancheiro já promove por meio de educação ambiental com estudantes, turistas nas praias e com a população, visando a mudança de hábitos e atitudes das pessoas voltados à preservação dos recursos naturais. A diferença é que as orientações desse novo projeto serão voltadas à mudança de comportamento na relação delas com os resíduos descartados.

A logística reversa será mais um braço de atuação do poder público no tema sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e faz parte dos esforços institucionais para atender às demandas da população gancheira relacionadas às políticas públicas para a correta destinação de lixo.

O tema, inclusive, foi abordado em uma reunião entre o prefeito Marcos Henrique da Silva e o secretário de Estado de Desenvolvimento e Econômico e Sustentável, Luciano José Buligon. Na ocasião, os gestores conversaram sobre projetos para o município voltados à coleta seletiva, entre outros assuntos.

A Logística Reversa, portanto, é mais um passo para transformar o município, reconhecido por suas belezas naturais, em referência também em sustentabilidade e tratamento de resíduos.

PROGRAMA PENSO, LOGO DESTINO

De acordo com informações do IMA, o Programa Penso, Logo Destino, foi idealizado pela Coordenadoria Regional do instituto ambiental em Florianópolis, com a intenção de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e o que menos produz resíduos por meio da Logística Reversa. Pretende-se que isso aconteça a partir do desenvolvimento da totalidade do projeto, com execução em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos.

“Com o Programa, Santa Catarina torna-se o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa, atuando como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido”, segundo comunicado do IMA.

LOGÍSTICA REVERSA

A primeira fase do projeto de Logística Reversa é a de implementação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Nesta etapa, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, como Governador Celso Ramos, além de promover campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

PRODUTOS QUE DEVEM SER DEVOLVIDOS

Lâmpadas fluorescentes; eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.