NOVA UBS DO BAIRRO JORDÃO É INAUGURADA
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgínia Marcelina da Costa recebeu este nome em homenagem a uma parteira. O novo posto médico já iniciou os atendimentos aos mais de mil habitantes do Bairro Jordão.
Os mais de mil moradores do Bairro Jordão ganharam um posto de Saúde para seus atendimentos. Ampla e moderna, a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (11/05) pelo prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, em solenidade acompanhada por autoridades municipais. A partir de agora, a população local terá mais conforto ao buscar os serviços de Estratégia Saúde da Família (ESF) oferecidos pela Rede Municipal.
A inauguração contou com a participação do secretário de Saúde e Saneamento, Gabriel Duarte, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Augusto da Cunha, o ex-prefeito Juliano Duarte, secretários municipais, vereadores, servidores e população.
A nova UBS Virgínia Marcelina da Costa está localizada na Rodovia Municipal Francisco Wollinger, entre essa via e a rua Pedro Henrique da Silva, no Bairro Jordão. Tem 128,03 metros quadrados, acesso a cadeirante, projeto arquitetônico e de paisagismo que priorizam o conforto dos pacientes, recepção, sala de triagem, farmácia e dois consultórios – futuramente, uma das salas será para atendimentos odontológicos. O investimento para a construção das instalações foi de R$ 390.172,00 (trezentos e noventa mil, cento e setenta e dois reais).
VIRGÍLIA MARCELINA DA COSTA, A PARTEIRA QUE DEU NOME À UBS
O prédio do posto médico recebeu o nome Virgínia Marcelina da Costa em homenagem à gancheira que atuou como parteira do Bairro Jordão e outras comunidades até sua aposentadoria do ofício.
Virgínia nasceu em 22 de outubro de 1911, casou-se duas vezes e teve nove filhos. De aparência franzina, precisou trabalhar na infância como costureira para ajudar no sustento da casa. Na juventude, passando para a fase adulta, adquiriu conhecimento para realizar partos ao observar o nascimento de algumas crianças – ela também administrava homeopatia, outra área pela qual ficou conhecida.
Em cinco décadas de atuação, a gancheira foi responsável por dezenas de partos, principalmente em bairros como bairros Jordão, Ganchos do Meio, Canto dos Ganchos, Fazenda da Armação, Areias de Baixo, Areias do Meio e Areias de Cima, e Caieira do Norte.
O ex-prefeito Samuel Henrique da Silva foi um dos nativos de Governador Celso Ramos que vieram ao mundo pelas mãos da parteira. “Eu gostava muito dela. [Virgínia] era bem ‘chegada’ a nossa casa”, lembra o ex-prefeito.
Virgínia Marcelina da Costa morreu em 07 de Julho de 1991, deixando o legado de parteira e homeopata dedicada. Seu neto, Abraão Osni Veríssimo, destaca que “ela nunca cobrou por esse trabalho, e se considerava muito feliz por poder dar o melhor de si ao próximo”.