SEMANA DO MEIO AMBIENTE: PESQUISADORA DEMONSTRA PROCESSO DE MONTAGEM DE COLEÇÃO DIDÁTICA LIXO MARINHO

A engenheira ambiental, Bruna Costa, em cooperação com outro autor, descreve as etapas e os resultados do projeto, em artigo publicado na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Um dos resultados é que 96% das pessoas que participaram de um questionário entenderam a importância das zonas costeiras e os impactos do lixo no mar.

 

Em trabalho publicado na Revista Brasileira de Educação Ambiental, dois pesquisadores de instituições federais de ensino descrevem o processo de construção da coleção didática Lixo Marinho em Governador Celso Ramos. O artigo “Coleção Didático-científica de Lixo no Ambiente Marinho em Governador Celso Ramos (SC): da Montagem a Autoavaliação” é de autoria da engenheira ambiental, Bruna Costa, e do biólogo, Walter Martin Widmer, e foi publicado este ano na revista científica.

 

Bruna é engenheira ambiental efetiva da prefeitura municipal de Governador Celso Ramos e mestranda do Programa de Mestrado do IFSC em Clima e Ambiente. Walter Martin Widmer é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Ciências (PhD) – The University of Sydney (2003).

 

A Coleção de Lixo Marinho usa os resíduos coletados nas praias do município entre o inverno de 2019 e o verão de 2020 como ferramenta para educação e conscientização – além do cunho didático, a coleção é um importante registro de informações sobre tendências e fontes de lixo na orla de Governador Celso Ramos. No ano passado (2020), a coleção ficou exposta na Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos e também foi usada em ações de conscientização realizada nas praias do município, além de ganhar destaque na imprensa local.

 

No artigo, publicado na revista de educação ambiental, os autores descrevem com detalhes cada etapa do desenvolvimento do projeto e apresentam alguns resultados da iniciativa. Leia a seguir um resumo da publicação. Você também pode ter acesso à íntegra do artigo clicando no link: “Coleção Didático-científica de Lixo no Ambiente Marinho em Governador Celso Ramos (SC): da Montagem a Autoavaliação”.

 

ETAPAS DA CONFECÇÃO DA COLEÇÃO LIXO-MARINHO

 

A produção da Coleção Didático-científica de Lixo no Mar foi desenvolvida em três etapas: formação física da coleção; a criação de uma versão on-line simplificada e elaboração dos planos didáticos.

 

Primeira etapa: formação Física

 

A coleção começou com a formação física, em que foram coletados os itens entre o inverno de 2019 e o verão de 2020, durante pesquisa científica sobre o macrolixo praial do município. Os itens foram recolhidos nas faixas de areias das praias de Ganchos de Fora, Palmas, Praia Grande, Cordas e Tinguá. Nessa etapa, receberam destaque os objetos originados da atividade pesqueira e de usuários da praia – esses dois foram escolhidos por serem os atores sociais relevantes na geração do lixo marinho do município.

 

Após coletados, os resíduos foram selecionados para formar os principais itens da coleção, passaram por lavagem em água corrente, secagem em bacias expostas ao sol e acondicionamento em recipientes transparentes reutilizados previamente esterilizados.

 

Mais tarde, foram rotulados e receberam uma numeração correspondente à ficha catalográfica montada com informações associadas a aspectos como material predominante, risco ambiental associado ao material e à estação do ano da coleta – informação que permite uma discussão sobre o clima e suas mudanças.

 

A etapa final foi a colocação em estantes e exposição em locais que permitem a melhor integração da coleção com as atividades na rede municipal de ensino, como a Escola do Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (EMMA), espaço pedagógico da Prefeitura Municipal dedicado a realização de projetos e programas ambientais.

 

Itens: a coleção é atualmente formada por 72 itens: sete relacionados a atividades como a pesca (anzóis, redes e cabos náuticos) como origem provável; 26 itens associados ao usuário de praias (palitos de picolé, pontas de cigarro, canudos e sandálias); sete itens de origem doméstica (esponja, cotonete, enfeites natalinos) e 32 itens de origem indeterminada (como brinquedos, pente e bijuterias). A coleção também contempla os principais tipos de materiais formadores do lixo, com destaque para plástico, devido ao seu uso intenso e aos seus múltiplos e complexos impactos no ambiente marinho, totalizando 40 itens. A coleção tem ainda itens identificados como perigosos (anzóis, fragmentos de vidro e seringa).

 

Segunda etapa: criação de uma versão on-line simplificada da coleção

 

Depois de montada a coleção física, cerca de 25% do total de itens (18 itens da coleção) foram selecionados, fotografados e cada item recebeu um texto descritivo. Essas informações, em imagem e texto, foram postadas no perfil COLIXO – GCR na rede social Instagram, criado para a divulgação da coleção e sensibilização para a problemática do lixo no mar. A ideia foi formar uma versão compacta, gratuita e on-line da coleção que pudesse ser acessada por meio da internet, visando ampliar o seu alcance, principalmente nesses tempos de pandemia de Covid-19, em que as visitas físicas em espaços de educação foram limitadas. Essa estratégia tornou a coleção acessível à usuários da internet e a educadores com interesse em trabalhar esse conteúdo em sala de aula.

 

18 itens da coleção on-line: foram escolhidos cinco (5) itens associados à pesca (cabo náutico, rede, linhas de pesca, boias de isopor e anzol); oito (8) relacionados aos usuários da praia (ponta de cigarro, canudo plástico, embalagens de alimento, palito de picolé, sandália, máscara de mergulho, copo descartável e garrafa de água); três (3) itens domésticos (cotonete, esponja de louças e enfeite luminoso de Natal) e dois (2) indeterminados (seringa e garrafa PET). Os itens relacionados aos pescadores e usuários da praia foram selecionados para destacar esses dois atores sociais como principais geradores dos resíduos poluentes encontrados nas praias.

 

Terceira etapa: planos pedagógicos

 

Em parceria com a diretoria de Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA) de Governador Celso Ramos, foram elaborados três planos pedagógicos distintos para orientar a utilização da coleção em ações com alunos da rede municipal de ensino, pescadores e turistas, assim como a elaboração de um questionário para cada público-alvo. O primeiro público foi escolhido pensando em sensibilizar as futuras gerações e os outros foram identificados em estudo anterior como fontes relevantes do lixo praial no município.

 

Depois da elaboração dos planos, as equipes de educadores ambientais do município partiram para as ações de educação ambiental apresentando a coleção aos alunos da rede municipal de educação, nas praias e espaços de circulação de pessoas.

 

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO

 

Para a apresentação-teste da coleção e sensibilização dos turistas foram realizadas atividades nas praias durante a temporada de verão 2021, nos meses de janeiro e fevereiro, com a exposição de coleção.

 

Na exposição, foram destacados os itens com origem mais provável dos usuários da praia e aplicação de um questionário para avaliar, entre outros temas, a efetividade da coleção como ferramenta de educação ambiental e de sensibilização da comunidade para a importância de mudanças de comportamentos visando a prevenção da poluição nos oceanos.

 

Também foi confeccionado um folder digital com o material de apoio para ser divulgado por aplicativos de mensagens e em redes sociais, para ampliar a proposta pedagógica da iniciativa.

 

RESULTADOS DO PROJETO

 

Um dos resultados do projeto foi passar a mensagem ambiental aos moradores e usuários da praia e sensibilizá-los sobre seus papéis como agentes geradores de lixo. Isso pode ser aferido por meio dos questionários aplicados a 48 usuários da praia durante as apresentações.

 

Segundo os resultados, 94% dos entrevistados consideraram que a responsabilidade pelo lixo na praia é do próprio usuário e 6%, da Prefeitura Municipal; 96% entenderam a importância das zonas costeiras e os impactos do lixo no mar; e 98% gostaram da coleção e recomendariam a visitação.

 

De acordo com os pesquisadores, esta última informação pode ser interpretada como uma avaliação positiva da coleção como ferramenta de Educação Ambiental na divulgação de conhecimento científico de cunho marinho-costeiro e na sensibilização para a importância de mudanças de comportamentos visando a prevenção da poluição nos oceanos.

 

Nesse sentido, a coleção comunicou sobre os perigos da poluição e seus agentes geradores, mas também apontou caminhos, como a educação ambiental e divulgação científica, para sensibilizar as pessoas para a importância de preservar os ecossistemas marinho-costeiros.

 

  

CLIQUE NO LINK E ACESSE O ARTIGO “COLEÇÃO DIDÁTICO-CIENTÍFICA DE LIXO NO AMBIENTE MARINHO EM GOVERNADOR CELSO RAMOS (SC): DA MONTAGEM A AUTOAVALIAÇÃO”.