PREFEITURA REALIZA REUNIÃO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE 2022 A 2025

A reunião foi realizada na quinta-feira (30/09), na Sede da Secretaria de Saúde e Saneamento, no Bairro Calheiros. Na pauta, assuntos relacionados ao Plano Municipal de Saúde e à Covid-19.

Na quinta-feira (30/09), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, promoveu reunião com uma equipe de profissionais de Enfermagem do município para abordar as estratégias do Plano Municipal de Saúde de 2022 a 2025, que devem estar consonância com as novas diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. O objetivo do encontro é ouvir os colaboradores e traçar metas e objetivos a serem atingidos na Gestão Pública Municipal da Saúde de diferentes setores, proporcionando um bom atendimento para toda nossa população.

A reunião contou com a presença da equipe da Gestão da Secretaria de Saúde e Saneamento, da Assessora e Auditora de uma empresa de Saúde e da equipe de Enfermeiros do município.

Foram tratados assuntos relacionados ao processo de atendimento das especialidades ofertadas pelo Município, orientação e forma de treinamento do protocolo do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN-SC), entre outros temas relacionados à função. Uma das pautas abordadas foi a

importância de escolher o tema “Enfermagem” para a Conferência Municipal de Saúde, envolvendo à população por meio de consultas públicas, e importância de um Centro Pós-Pandêmico para tratar pacientes que ficaram com alguma sequela seja física ou psicológica recorrente dos agraves da doença do Covid-19.

Também foram discutidos assuntos relacionados às demandas dos profissionais de enfermagem e resoluções de problemas, além de melhorias pontuais a serem feitas nas Unidades Básicas de Saúde para atender bem os pacientes.

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

De acordo com a Vigilância Municipal de Saúde, o plano Municipal de Saúde constitui um instrumento importante para a Gestão de Saúde do Município. Para sua efetivação, é importante a composição de uma equipe que envolva diferentes setores para o levantamento da análise situacional da saúde em seus diversos aspectos, para identificar, formular e priorizar os problemas em uma determinada realidade no qual, a partir desta análise, pode-se definir prioridades, traçar objetivos, diretrizes e metas a serem alcançadas na vigência do plano.