SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO REALIZA PALESTRA E TREINAMENTO COM SERVIDORES SOBRE MELHORES PRÁTICAS DE ATENDIMENTO

Na manhã de sexta-feira (29/10), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou um encontro com palestra e treinamento na sede da Pasta, no Bairro Calheiros. A reunião teve como público-alvo os servidores da Saúde municipal, como gestores, técnicos em enfermagem, servidores da recepção, diretorias e chefias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e da Policlínica Municipal de Calheiros.

Sob o tema “Acolhimento e Fluxo de Recepção na Atenção Primária à Saúde (APS) – Triagem e Acolhimento”, as discussões foram comandadas pelo palestrante Lucas Alexandre Pedebos, quem tem graduação (2008) em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2010) em Saúde Pública pela UFSC e, atualmente, cursa doutorado em Saúde Coletiva também pela UFSC.

O palestrante falou sobre acolhimento e triagem de pacientes, melhores práticas de atendimento na recepção, como ouvir melhor os pacientes, acalmar quando necessário, entre outros assuntos afins. Atividades como o esse encontro são importantes para profissionalizar ainda mais a Saúde municipal; o resultado desse tipo de qualificação é um atendimento melhor aos munícipes, além trazer mais confiança deles nos serviços prestados pelo município.