BANDEIRA AZUL É HASTEADA NA PRAIA GRANDE (CARAVELAS) PELO SEXTO ANO CONSECUTIVO

É o sexto ano consecutivo que a praia recebe a certificação internacional. A Solenidade contou com a participação de autoridades locais e da coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul.

A Prefeitura Municipal e a Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) realizaram, na tarde desta quarta-feira (01/12), o hasteamento da Bandeira Azul na Praia Grande (Caravelas), e solenidade no posto Guarda-vidas que fica no local. A cerimônia reuniu autoridades municipais e a Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.

Esta é a sexta vez consecutiva que a Praia Grande (Caravelas) recebe o selo ambiental. As outras premiações aconteceram nas temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2019/2020. A certificação é válida para a temporada 2021/2021 – até o dia 1 de novembro de 2022.

De acordo com Leana Bernardi, a “Praia Grande é uma das praias que hasteou o Bandeira Azul por mais tempo sem interrupções”. Ela explica que desde a fase piloto, em 2015, a praia não perdeu as qualificações, o que a torna uma das praias mais antigas com a certificação no Brasil.

A Certificação Bandeira Azul é um selo internacional concedido pelo instituto dinamarquês Foundation for Environmental Education (Fee), uma entidade credenciada pela ONU e pela Unesco para avaliar a balneabilidade de praias e marinas. No Brasil, o Bandeira Azul é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para se certificar, a praia ou marina candidata precisa atender, manter e comprovar anualmente 34 critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.