PREFEITURA MUNICIPAL E FAMGOV DIVULGAM BALANÇO DO PRIMEIRO MÊS DA COLETA SELETIVA

De acordo com os dados, de 6 a 31 de dezembro de 2021 foram coletadas mais de 13 toneladas de resíduos. Desse montante, apenas 85,11% são recicláveis e 14,89% materiais que não podem ser reciclados.

 

A Prefeitura Municipal e a Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) divulgaram na segunda-feira (25/01) o balanço do primeiro mês de funcionamento da coleta seletiva no município. O relatório apresenta dados sobre a quantidade de resíduos recolhidos pelo serviço desde o seu primeiro dia de funcionamento, em 6 de dezembro, até 31 de dezembro de 2021.

 

Ao todo, 13.909 quilos de materiais foram coletados nas quatro primeiras semanas da coleta seletiva. Dessa quantidade, 11.837 quilos (85,11%) eram resíduos recicláveis e 2.071 quilos (14,89%), rejeitos, ou seja, materiais que não podem ser aproveitados, como dejetos humanos, restos de alimentação, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, papéis engordurados etc.

 

O relatório também apresenta dados semanais e diários da coleta. Em média, foram recolhidos semanalmente 2.959 quilos de recicláveis e 517 quilos de rejeitos, com média diária de aproximadamente 591 quilos de materiais reciclados e 103 quilos de resíduos não recicláveis.

 

De acordo com a FAMGOV, esses iniciais números são positivos. Entretanto, com a consolidação do projeto, os próximos objetivos são melhorar o atendimento aos bairros, aumentar a quantidade de materiais reciclados coletados e diminuir, ou até zerar, o percentual de rejeitos descartados junto ao lixo reciclável.

 

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA COLETA SELETIVA

 

O serviço de coleta seletiva em Governador Celso Ramos funciona de segunda a sexta-feira e cobre todos os bairros. A cada dia da semana, o caminhão, com capacidade para até 10 toneladas, faz o recolhimento em um grupo de localidades no período da manhã até a tarde. Ao final do dia, o veículo leva esses materiais para uma empresa de processamento de reciclados localizada no município de Biguaçu.

 

No serviço são coletados apenas os materiais recicláveis, como metais, plásticos, vidros e papéis. Esses devem estar separados em sacos ou sacolas de cor clara ou transparente, se possível, ou em sacos e sacolas identificados como recicláveis para facilitar a visualização, pelas equipes de coleta, do que é reciclável ou convencional.

 

Confira adiante o roteiro atualizado da coleta.

 

NÃO RECICLÁVEIS

 

Os materiais não recicláveis podem ser divididos em duas categorias: orgânicos ou úmidos; e lixo comum. Os orgânicos são dejetos humanos, restos de alimentação, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, papéis engordurados etc. O lixo comum é composto por espelhos quebrados, itens de porcelana ou madeira e restos de tecido etc.

 

O QUE FAZER COM OS NÃO RECICLÁVEIS?

 

O serviço de coleta seletiva não recolhe resíduos orgânicos, úmidos, não recicláveis e lixo comum. Esses devem estar em sacos ou sacolas de cor preta ou escura. Quando não for possível usar cores diferentes, o morador pode identificar como material não reciclável.

 

Para os resíduos orgânicos, rejeitos ou úmidos, a orientação é usar, se houver no bairro, os contentores de lixo orgânico.

 

Lixo comum devem ser descartados por meio do lixo convencional nos dias em que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fizer a coleta.

 

ROTEIRO DA COLETA SELETIVA

 

Segunda-feira: Bairro Palmas – Vila de Palmas, loteamentos Imepal e Palmas Arvoredo.

 

Terça-feira: Bairro Palmas rua do Boulevard, bairros Ganchos de Fora, Ganchos do Meio, Calheiros e Canto dos Ganchos.

 

Quarta-feira: hotéis Palmas, bairros Armação da Piedade, Fazenda da Armação, Praia Grande e Camboa.

 

Quinta-feira: Hotel Ganchos, Gaivota, Dona Lucinda, Jordão, Areias do Meio e Areias de Cima.

 

Sexta-feira: bairros Costeira da Armação, Antenor, Caieira, Areias de Baixo e Boa Vista.