GOVERNADOR CELSO RAMOS PUBLICA DECRETO QUE TORNA FACULTATIVO O USO DE MÁSCARA EM AMBIENTES ABERTOS E FECHADOS

Medida foi publicada no Decreto 018/2022, de 11 de março. Decisão acompanha a nova regra estadual sobre o uso do equipamento em ambientes fechados e ao ar livre, mesmo com aglomeração.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos publicou nesta sexta-feira (11/03) um decreto que torna facultativo o uso de máscaras de proteção contra o Coronavírus no município. Com a decisão, o munícipe pode escolher se utiliza o item, ficando apenas uma recomendação para o uso do equipamento.

O Decreto Municipal 018/2022, de 11 de março, segue o novo regramento estadual que permite a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados e ao ar livre. Em Governador Celso Ramos, a medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (11/03), com efeitos imediatos em ambientes internos, como lojas, festas e outros.

O uso da máscara de proteção individual permanece obrigatório nos estabelecimentos de saúde em geral, inclusive farmácias e laboratórios clínicos. A flexibilização não se aplica às pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas pelo novo Coronavírus (COVID-19), durante o período de transmissão, ou que apresentem sintomas gripais.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a nova medida considera que “Governador Celso Ramos possui 100% da população vacinada com a primeira dose e 90,30% com 02 (duas) doses da vacina contra o novo Coronavírus (COVID-19) e os avanços no combate à doença aliados às estratégias de saúde e planejamento definidos pela Secretaria Municipal de Saúde”.

Leia a íntegra do decreto 018/2022

SITUAÇÃO DO COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Santa Catarina, publicado nesta quinta-feira (10/03), Governador Celso Ramos teve 4.032 casos confirmados de Covid-19 e 33 óbitos provocados pela doença desde o início da contagem, em março de 2020. O município também apresenta, até esse levantamento, 3.984 pessoas recuperadas e 15 casos ativos.

Sobre a vacinação, no município a Secretaria de Saúde e Saneamento aplicou o total de 33.816 doses de vacina na população gancheira. 14.679 pessoas receberam a primeira dose (D1) – com isso, a cidade atingiu virtualmente a totalidade da aplicação da D1 na população vacinável. A segunda dose (D2) ou dose única, por sua vez, foi aplicada em 12.658 pessoas, ou 90,36% da população. 5.892 pessoas receberam doses de reforço (terceira dose), equivalente a 40,34% da população vacinável, e 47 pessoas receberam doses adicionais, ou 0,32% da população.