ESCOLA DO MEIO AMBIENTE LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A ALUNOS DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Em atividade lúdica, as crianças aprenderam sobre preservação e destinação correta do lixo. O evento relaciona-se às comemorações da Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Na tarde desta segunda feira (13/06), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), promoveu uma tarde especial de educação ambiental para alunos de duas escolas municipais, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o meio ambiente. O evento faz parte das iniciativas municipais relacionadas às comemorações da Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

O evento contou com a presença de 11 alunos do 2° ano da C.E.I. Senhora dos Navegantes e 18 alunos do 4° e 5° ano do E.M. Prof. Dalma Luz de Azevedo. A tarde de educação ambiental aconteceu na Praça 6 de novembro, Bairro Ganchos do meio, sob a Figueira da Folha Miúda (Ficus organensis), árvore que protege os transeuntes com sua sombra e deixa a temperatura mais amena nos dias quentes.

Com explicações lúdicas, jogos, músicas e brincadeiras, os educadores EMMA explicaram sobre o impacto dos plásticos e microplásticos nos oceanos e animais marinhos. Também falaram sobre conscientização e o legado para as futuras gerações, como os ensinamentos relacionados ao descarte correto do lixo e a preocupação ambiental.

A professora da E.M. Prof. Dalma Luz de Azevedo, Juliana Graciele Fernandes Santos, explica que, além dos conhecimentos transmitidos nesse evento de educação, os conteúdos sobre meio ambiente são aprofundados em sala de aula, para que os alunos se transformem em pessoas mais conscientes e preocupadas com o futuro do planeta.

Além da atividade educativa, o evento teve doação de mudas de espécies frutíferas nativas, Exposição Lixo Marinho, Coleção Amostras Biológicas e a presença da Biblioteca Itinerante, projeto que leva livros e contação de histórias até os alunos da rede municipal de ensino.

Na terça-feira (14/06), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma trilha ecológica com alunos, na Trilha do Sissial, Bairro Palmas.