ESTUDANTE DA REDE MUNICIPAL DE GOV. CELSO RAMOS GANHA TÍTULO DE CAMPEONATO CATARINENSE EQUESTRE

Este é o primeiro título estadual de Arthur Proença Alves, aluno do 7º ano da Escola Municipal Abel Capella. De acordo com os pais, o plano é a conquista de um título nacional.

Um estudante da rede municipal de educação de Governador Celso Ramos foi um dos campeões catarinenses da 3º Etapa SCQM 2022, umas das principais competições equestres de quarto de milha do sul do país, que aconteceu entre 23 e 25 de junho, no Haras Krueger, na cidade de Jaraguá do Sul. O evento contou com 147 animais e 118 competidores (615 inscrições) em 34 categorias das modalidades três tambores e seis balizas.

Arthur Proença Alves, aluno do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Abel Capella, conquistou, no sábado (25/06), o 1º lugar da Três Tambores – Jovem A. Nessa modalidade, cavaleiro e cavalo entram praticamente em sintonia para fazer um percurso triangular preestabelecido e contornar três tambores no menor tempo possível. Montado no cavalo Lepo Lepo Star KL, o cavaleiro contornou os três tambores em 18.374 segundos, o melhor tempo entre os 14 competidores da Jovem A.

O campeonato catarinense é o primeiro título estadual de Arhtur. Entre 2021 e 2022, participou de 19 competições e obteve 12 vitórias na modalidade – incluindo o título catarinense da 3º Etapa SCQM 2022. Entre 2019 e 2020, durante a pandemia, precisou dar uma pausa nos treinos por razão dos cuidados sanitários e por uma fratura no cavalo. Antes disso, apenas treinava e frequentava pequenas provas.

A partir dessa conquista, o cavaleiro soma 260 pontos no ranking da categoria Três Tambores – Jovem A, pontuação que o classifica para a Copa dos Campões ABQM, que será realizada em outubro em Avaré, Estado de São Paulo.

O CAVALEIRO ARTHUR

Natural de Balneário Camboriú, Arthur Proença Alves tem 12 anos. Além da cidade de nascimento, a família do atleta residiu na cidade de Itajaí e, em 2021, mudou-se para Governador Celso Ramos, onde fixaram-se no Bairro Canto dos Ganchos. No mesmo bairro, Alves foi matriculado na E.E.B.M. Abel Capella.

O estudante é um daqueles exemplos de atletas que iniciaram a vida esportiva bem cedo. De acordo com os pais, Andréia Aparecida Proença Alves e o pescador Idalécio Idalício Alves Júnior, as primeiras montarias foram aos oito anos de idade.

“Ele sempre gostou de cavalo e, por isso, começamos a levar ele numa cabanha [propriedade rural de destinada a criação de animais como cavalos] de um amigo, onde fez os primeiros treinos. Começou em outra modalidade, mas, depois em um rodeio em que tinha a prova três tambores, ele quis mudar para essa. A partir daí, o Arthur não parou mais”, conta a mãe.

Para o pai, o plano é conquistar outros estados e um título nacional. “Nosso plano é levá-lo a competições em estados como Paraná e São Paulo, e à conquista do título nacional em outubro na Copa dos Campões”, revela Idalécio.

Andreia fala que a vida de Arthur é como a de atletas de alta performance, uma correria com a rotina de estudos e de treinos: no turno da manhã, vai às aulas; duas ou três vezes por semana viaja com a mãe ao Centro de Treinamento Farol, em Balneário Camboriú, distância de 61 quilômetros, para fazer os treinos com o cavalo Lepo Lepo Star KL para as competições de Quarto de Milha; quando chega do treino, faz as tarefas e as atividades de casa e da escola.

Parte dessa rotina de amor ao esporte e aos cavalos pode ser acompanhada nos perfis oficiais nas redes sociais do atleta. Até o fechamento desta reportagem, o perfil de Arthur na rede Instagram (@arthur.alves3tambores) tem 214 posts e alcançou 4.250 seguidores; seu canal do YouTube (Arthur Alves 3 Tambores), criado em 2018, está com 24 vídeos postados, 2774 visualizações e 66 inscritos.