ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE CONVERSA SOBRE “O PEQUENO PRÍNCIPE” E VISITAM EXPOSIÇÃO SOBRE POVOS INDÍGENAS

Participaram da visita 16 alunos do 9º do ensino fundamental de uma escola de Gov. Celso Ramos. A tarde de conhecimentos aconteceu no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Imersão na literatura e no conhecimento dos povos indígenas de Santa Catarina. Essa foi a agenda que, na tarde de quinta-feira (30/06), 16 alunos da rede municipal de Educação de Governador Celso Ramos cumpriram em uma visita ao Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Os pequenos gancheiros são do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Elvira Sardá da Silva, do Bairro Areias de Baixo. A viagem foi a segunda de duas que integram o Projeto “Ler é Minha Praia”, iniciativa que propõe um estudo da obra “O Pequeno Príncipe” por meio de filmes, viagens e produções culturais. A primeira visita aconteceu na terça-feira (28/06) com os alunos da E.E.B.M. Abel Capella, do Bairro Canto dos Ganchos.

No CIC, os leitores participaram de uma palestra ministrada pelo bibliotecário Evandro Jair Duarte, natural de Gov. Celso Ramos. O bibliotecário falou sobre o livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, explicou um pouco do contexto em que a obra foi produzida e curiosidades como a possível passagem de Antoine por Florianópolis.

Duarte também relatou sua relação com o livro e como a jornada do pequeno príncipe através de planetas influenciou sua paixão por livros. Sentimento, inclusive, que o inspirou a colecionar diversos itens relacionados à obra, desde edições em outros idiomas a uma miniatura do príncipe e da raposa feita em um fósforo.

Depois da aula literária, a próxima parada foi na exposição “Yurupá Território – Retratos e relatos dos povos indígenas em Santa Catarina”, projeto de Radilson Carlos Gomes que busca apresentar a identidade dos Povos Indígenas em Santa Catarina (Guarani, Kaigang e Xokleng).

Essa identidade é mostrada por meio de depoimentos, relatos e retratos captados por uma “Câmera Fotográfica Artesanal Lambe-Lambe”, de 1915, restaurada.

De acordo com a apresentação na entrada da mostra, “estes retratos em formato 3×4 que se estendem em um grande mosaico de identidade e rostos, explicam aspectos étnicos e culturais e apresentam uma espécie de documento etnográfico atual destes povos”.

A viagem ao Centro Integrado de Cultura na Ilha de Santa Catarina faz parte do projeto “Ler é Minha Praia”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Biblioteca Municipal Prof.ª Alice Maria Roque e da Biblioteca Itinerante Leitura em Movimento.

A iniciativa busca fazer uma aproximação entre estudantes da rede municipal e o livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Também pretende despertar o gosto pela literatura e desenvolver a criatividade.

Depois de conhecer a obra a partir de adaptações fílmicas e da conversa com o bibliotecário Evandro Jair Duarte, os alunos deverão criar produções, como poesia, música ou outros formatos, que serão apresentadas em um luau cultural que acontecerá na próxima sexta-feira (08/07), na Praia de Calheiros.