RECENSEADORES QUE ATUARÃO EM GOV.CELSO RAMOS INICIAM TREINAMENTO PRESENCIAL

O treinamento dos 14 recenseadores começou nesta segunda-feira (18/07), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Obras, no Bairro Calheiros. A fase presencial segue até sexta-feira (22/04).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na manhã desta segunda-feira (18/07) o curso presencial de capacitação dos 14 recenseadores convocados para atuar em Governador Celso Ramos. As aulas, realizados na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, no Bairro Calheiros, local que foi cedido pela Prefeitura Municipal, têm carga horária de oito horas e durará cinco dias, encerrando-se na sexta-feira (22/07).

Conforme explicam as responsáveis pelo treinamento, a agente censitária supervisora, Cecília de Queiroz, e a agente censitária municipal, Ivanise Knapp, os recenseadores receberão treinamento sobre a aplicação do questionário do censo, a abordagem, as visitas domiciliares, as rotinas de trabalho e como realizar a cobertura dos setores censitários, além de também aprenderem a manusear os dispositivos móveis de coleta (DMC) e como incluir os dados das entrevistas nesses aparelhos.

“As aulas objetivam apresentar todas as informações referentes ao IBGE, à atuação no recenseamento e ao Censo 2022, tudo para que cada recenseador tenha segurança e confiança durante o processo de coleta das informações”, ressaltam.

Na capacitação, cada recenseador aprende conteúdos como: o que é um setor censitário e como fazer o percurso e a cobertura; cadastro de endereços e captura de coordenadas; questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos; ética e integridade no recenseamento; condutas de abordagem do recenseador; atividades práticas e simulações no DMC.

O recenseador é o profissional que tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta de dados para o Censo 2022, que deve começar o período de entrevistas no dia 1 de agosto.

Cada recenseador estará identificado com um colete do IBGE, crachá de identificação (com foto e o número de matrícula) e um dispositivo de coleta, semelhante a um tablet ou celular. Por meio do número de matrícula, o morador poderá consultar no site do IBGE a identificação do profissional.

Em Governador Celso Ramos, foram selecionados 14 recenseadores, todos residentes gancheiros. Esses profissionais deverão visitar cada domicílio para realizar as entrevistas. Ao todo, eles cobrirão 14 bairros, divididos em 62 setores.