PREFEITURA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DISPONIBILIZAM HIPOCLORITO DE SÓDIO PARA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE CAIXAS D’ÁGUA E ALIMENTOS

Cerca de 50 recipientes estão disponíveis. Donos de consultórios e de estabelecimentos que comercializam alimentos, como bares e restaurantes, podem retirar na Sede da VISA, no Bairro Calheiros.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal (VISA), informa que a partir desta quinta-feira (18/08) distribuirá gratuitamente à população frascos de hipoclorito de sódio para limpeza de caixa d’água e de alimentos. A solução é utilizada para limpeza e desinfecção de águas e reduz o risco de contaminação por doenças causadas por transmissão hídrica.

Cerca de 50 recipientes do produto estão disponíveis. Donos de consultórios e de estabelecimentos que comercializam alimentos, como bares e restaurantes, podem retirar o produto na Sede da VISA, no Bairro Calheiros, das 7h às 19h. Para comerciantes, é necessário apresentar o Cartão do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Em casos excepcionais e explicados, de acordo com a VISA, será disponibilizado a moradores.

No momento do recebimento, os fiscais sanitários da Saúde fornecerão instruções sobre uso, e disponibilizará materiais impressos explicativos com informações como a maneira de fazer a limpeza e a quantidade de produto a ser diluída na água.

O produto, do Ministério da Saúde, foi enviado aos municípios catarinenses pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV/SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS/SC). Ação de distribuir a solução tem por objetivo reduzir os impactos à saúde da população afetadas pelos eventos hidrológicos, como as chuvas fortes das últimas semanas, que podem prejudicar o tratamento de água, porque o hipoclorito de sódio é o produto mais indicado para esse tipo de limpeza em caixas d’água e em alimentos.