GOV. CELSO RAMOS LANÇA CAMPANHA LACRE AMIGO E TAMPINHA SOLIDÁRIA

A ação tem o objetivo de conscientizar estudantes e população sobre a importância de destinar corretamente resíduos recicláveis. Postos de coleta serão montados nas escolas, mas a ideia é estendê-los ao comércio.

A cidade de Governador Celso Ramos realizou, nesta terça-feira (30/08), o lançamento oficial da “Campanha Lacre Amigo e Tampinha Solidária”, que tem o objetivo de conscientizar estudantes e moradores sobre a importância de destinar corretamente resíduos recicláveis. A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), Câmara de Vereadores e Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV).

Aberto à população, o evento de lançamento aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores de Gov. Celso Ramos, no Bairro Areias de Baixo, durante a Sessão Ordinária do Projeto Câmara Mirim. Estiveram presentes autoridades municipais, como secretários da Prefeitura, e representantes da FAMGOV. A sessão também contou com a presença dos Vereadores Mirins da cidade de Antônio Carlos.

De acordo com a coordenadora do Projeto Vereadores Mirins de Gov. Celso Ramos, a professora Márcia Rodrigues de Azevedo, “os vereadores mirins serão multiplicadores do projeto. Nas escolas, irão de sala em sala para passar esse conhecimento. Nos locais onde moram, conversarão com pais, irmãos e vizinhos, para que a mudança de hábito aconteça em todos os lugares”.

Outra proposta do projeto é desenvolver nos estudantes da rede municipal a consciência ambiental e a mudança de comportamento por meio da política dos 5R’s da Sustentabilidade. Essa política consiste em reduzir a geração de todos os tipos de lixo a partir das ações de repensar, reduzir, recusar, reaproveitar e reciclar. No mês de agosto, os pequenos legisladores receberam materiais didáticos e participaram de palestras ministradas pela FAMGOV, com apoio da Pasta de Educação e Escola do Meio Ambiente, para conhecer conceitos e exemplos relacionados aos 5Rs, à logística reversa, à reciclagem e à preservação ambiental.

Os pontos de coleta da “Campanha Lacre Amigo e Tampinha Solidária” serão disponibilizados em todas as escolas municipais e na Escola Municipal de Educação Especial Mª Veríssimo Da Silva, localizada no Bairro Calheiros. Entretanto, a ideia é estender os locais de recolhimento para estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e mercados. A arrecadação prosseguirá até novembro deste ano.

O material arrecadado tem dois destinos, explica a assessora da FAMGOV, Kamilla Cristina Freitas Matos. As tampinhas serão encaminhadas à fundação ambiental municipal e, posteriormente, seguem para a ONG ECOPET, entidade sem fins lucrativos presente na Grande Florianópolis que vende o plástico e destina a verba arrecadada para castração de animais de rua.

Os lacres vão para o Rotary Club de Biguaçu que, a partir da venda desses resíduos metálicos, faz aquisição de cadeiras de rodas e cadeiras higiênicas para seu Banco de Cadeiras de Rodas, projeto que proporciona o empréstimo desses equipamentos a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

“É uma cadeia de solidariedade. As crianças mobilizam aqui [em Gov. Celso Ramos], passam para as ONG’s e essas entidades beneficiam animais e pessoas que precisam. E o meio ambiente é que ganha com tudo isso”, complementa a professora Márcia Rodrigues de Azevedo.

OUTRAS INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em Governador Celso Ramos, além da Campanha “Lacre Amigo e Tampinha Solidária”, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Escola do Meio Ambiente, e a FAMGOV desenvolvem outros projetos relacionados à correta destinação de resíduos recicláveis e à educação ambiental.

A Coleta de Lixo Eletrônico e a Coleta de Lâmpadas Usadas são dois exemplos de projetos voltados à logística reversa. Promovido pela FAMGOV, as iniciativas retiram de circulação eletrônicos sem uso para que não poluam o meio ambiente com plástico, metais e demais componentes. Os materiais são levados ao programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável pela devolução aos fabricantes.

Os dois projetos foram possíveis a partir de um convênio entre Prefeitura, FAMGOV e IMA, assinado em abril de 2021, para permitir no município a logística reversa de eletrônicos e resíduos sólidos, como embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, entre outros. A proposta é que parte desses materiais seja transformada em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso de computadores.

Outra ação destaque é a Coleção Lixo Marinho, criada em 2020, a partir de uma pesquisa da então acadêmica de mestrado, a engenheira Bruna Costa, sobre os cenários costeiros e a presença do lixo marinho, do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Meio Ambiente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O projeto coleta resíduos dos ambientes costeiros de Governador Celso Ramos, como praias e restingas, e os transforma em materiais didáticos para aulas de conscientização e educação ambiental em escolas, palestras e na praia, com os turistas. O objetivo é alertar sobre a poluição e sobre a preservação dos ambientes costeiros.

A coleção encontra-se em exposição na Sede da Escola do Meio Ambiente, no Bairro Costeira da Armação.