MILHARES DE PESSOAS COMPARECEM, NO DOMINGO (11/09), AO DESFILE CÍVICO MUNICIPAL DE GOV. CELSO RAMOS

Desfile aconteceu no Bairro Palmas, na manhã de domingo, com a presença de um público de milhares de pessoas. Aproximadamente 1.400 alunos participaram do desfile.

No domingo (11/09), a Prefeitura do Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, organizou o seu desfile cívico em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Nesse primeiro desfile realizado depois de dois anos sem atividades cívicas por razão da pandemia do Coronavírus, milhares de pessoas compareceram ao Bairro Palmas para prestigiar o desfile.

O evento aconteceu longo da Avenida Governador Irineu Bornhausen, região central de Palmas. A estimativa da Secretaria de Educação é de que as 16 instituições de ensino do município trouxeram aproximadamente 1.400 alunos para o desfile. Também participaram profissionais de Educação das escolas municipais, Forças Armadas Brasileiras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Santa Catarina e servidores municipais.

O tema escolhido para este ano foi “O futuro de um país depende da Educação”, cuja proposta foi mobilizar alunos e educadores a abordar a Educação como uma das principais forças motrizes para a construção de um país.

A cerimônia de abertura teve canto do hino nacional e hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Governador Celso Ramos. Para cada bandeira foram convidados o prefeito municipal Marcos Henrique da Silva e representantes do Exército Brasileiro e da Marinha.

A passagem pela avenida de Palmas contou com a participação de projetos municipais, como o de Patinação, e por um pelotão das bandeiras de escolas municipais. Para a condução das alas e das escolas, bandas e fanfarras, como a da E.E.B.M. Abel Capella, do Instituto Estadual de Educação e das bandas marciais da Marinha e do Exército Brasileiro. Foram convidadas as fanfarras dos municípios de Tijucas e Canelinha, que ajudaram a ritmar o compasso das escolas.

Um dos destaques do evento foi a participação dos alunos da Escola de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva (APAE). Os alunos fizeram uma apresentação sobre a Capoeira, que é uma mistura de arte marcial, esporte, dança e música criada no Brasil. Outro destaque foi a presença de pelotões do exército e da marinha.

O palco das autoridades contou com a presença do prefeito de Gov. Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, da primeira-dama do município, Angela Silva, do vice-prefeito Aldir Dourival Rosa, do secretário de Educação, Adilson Costa, a presidente da Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), Jessica Lopes Ferreira Bertotti, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Augusto da Cunha, o comandante do Corpo de Bombeiros de Gov. Celso Ramos, o sargento Marcio Aurélio Silveira, e o comandante do Agrupamento da Polícia Militar de Gov. Celso Ramos, o sargento Alexsandro da Silveira, o capitão da Marinha, Marcio de Souza Barros, entre outras autoridades municipais como secretários municipais, vereadores e servidores da Prefeitura de Governador Celso Ramos.